Porto Velho/RO, 24 Março 2024 17:09:58
Diário da Amazônia

Rondônia busca subsídios para melhoria educacional

O Movimento Todos pela Educação é parceiro nesse processo estadual na área educacional.

Por Chagas Pereira Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 11/07/2018 às 17h36min | Atualizado 12/07/2018 às 08h48min

Marcelo Thomé destacou a parceria do Movimento Todos pela Educação no processo (Foto: Chagas Pereira/Diário da Amazônia)

Rondônia busca propostas que possam contribuir para a melhoria da educação no estado. Na manhã de ontem, no salão de convenções da Federação das Indústrias de Rondônia (Fiero), em Porto Velho, durante a 8a Reunião Ordinária do Conselho de Governança do Movimento Rondônia pela Educação, o diretor de Políticas Educacionais do Movimento Nacional Todos pela Educação, Olavo Nogueira Filho, apresentou propostas que podem ser utilizadas na construção do planejamento de ação em prol da educação em Rondônia.

Levando em conta que o Movimento Rondônia pela Educação tem como proposta articular ações políticas para a área educacional, Olavo Nogueira disse que indicadores são importantes para nortear as ações, especialmente porque entende que a educação deve ser prioridade sempre. “O Brasil ainda apresenta um cenário educacional crítico, um cenário de terra arrasada”, observou o diretor do Movimento Todos pela Educação, destacando que houve avanços importantes nos anos iniciais do ensino fundamental, mas ainda existe uma deficiência muito acentuada em termos de aprendizagem.

Segundo ele, em torno de 55% das crianças com 9 anos de idade evidenciam essas deficiências. “Isso compromete a trajetória escolar. É preciso repensar a educação no país e as mudanças são necessárias e imprescindíveis. Não podemos alegar desconhecimento, sendo importante admitirmos as deficiências e buscarmos alternativas para a melhoria educacional”, disse Olavo Nogueira Filho. Em sua avaliação, a mudança depende uma agenda mais estruturante e robusta para que esse quadro possa ser revertido, em benefício da formação escolar das crianças.

No encontro de ontem foi estabelecida a adesão do Movimento Rondônia pela Educação ao Movimento Todos pela Educação, objetivando ampliar os debates sobre as propostas necessárias para a implementação das mudanças em prol da educação estadual. Nesse aspecto, Olavo Nogueira evidenciou que se deve trabalhar a base e que a força política é fundamental para que as mudanças sejam concretizadas. “Os remendos devem ser descartados para que ações essenciais possam ser colocadas em prática para o bem da educação, envolvendo todos os segmentos sociais”, alertou o diretor.

A proposta é montar uma base suprapartidária que possa municiar as ações políticas a partir de 2019. O presidente da Fiero, Marcelo Thomé, informou que o Conselho de Governança tem como objetivo contribuir para a melhoria da educação estadual. “A proposta visa a implementação de mudanças no âmbito educacional e a parceria com o Movimento Todos pela Educação é importante. É nosso dever enquanto cidadãos porque não se pode cobrar sem que se esteja participando”, mencionou.



Deixe o seu comentário