porto velho - ro, 19 Julho 2019 02:35:01

Carlos Sperança

coluna

Publicado: 16/05/2019 às 09h33min | Atualizado 17/05/2019 às 10h27min

A- A+

Rondônia e Acre tentam baixar os preços das passagens aéreas

De Vargas à Florestania O governo brasileiro está certo em defender a Amazônia da ganância estrangeira. É sua responsabilidade..

De Vargas à Florestania

O governo brasileiro está certo em defender a Amazônia da ganância estrangeira. É sua responsabilidade administrativa, nacional e patriótica, mas não afeta o sentimento global de que o destino da humanidade está ligado ao que acontecer nesta região.

Atraindo atenções gerais, o documentário Amazônia, O Despertar da Florestania, de Christiane Torloni e Miguel Przewodowski, foi lançado na semana passada com a intenção de inscrever de vez na pauta de debates a mescla de floresta com cidadania, cujo despertar o filme procura exibir.

A florestania começa a ser discutida ao mesmo tempo em que avançam os debates sobre a discutível oposição entre “internacionalizar a Amazônia”. A região já é naturalmente transnacional e a geografia comprova isso cabalmente: as areias do Saara interferem na Amazônia, cujos rios voadores interferem na vida dos povos sul-americanos.  

A questão real é amazonizar o mundo, ou seja, cobrar apoio concreto à proteção e bom uso da nossa biodiversidade. Em junho de 1940, Getúlio Vargas louvou as vitórias nazistas na Europa. Em setembro, culminando negociações, o Brasil decidiu apoiar os Aliados em troca de 20 milhões de dólares para a construção da siderúrgica de Volta Redonda, no Rio do Janeiro. Basta negociar com qualidade, sem entregar tudo de graça.

………………………………………

As passagens

Os estados de Rondônia e Acre se unem na tentativa de baixar os preços das passagens aéreas numa bandeira que vai unir também as bancadas dos estados do Amazonas e Amapá. A questão já foi discutida no Congresso Nacional por iniciativa da deputada federal Jaqueline Cassol (PP-RO). Os debates prosseguem e vamos ver no que vai dar.

Haja fantasmas!

As “fantasmolândias” começam a serem investigadas nos órgãos publicos onde estão enraizadas há décadas, depois de reiteradas denuncias. Pasmem: tem muita gente conhecida, beneficiada com cotas de indicações de fantasmas que dividem o que recebem com políticos padrinhos das indicações.  E sabe-se que em fantasma rondoniense morando no exterior. È coisa de louco!

As manifestações

Os brasileiros se mobilizaram na quarta-feira em protestos contra o corte de verbas na educação pelo presidente Jair Bolsonaro. Em Porto Velho as entidades representativas de estudantes e professores se uniram num grande ato público. Nova marcha nas ruas já foi programada. A batata esta assando para Bolsonaro e seus governadores militares.

Pacto de Jipa

Um importante acordo político teria sido celebrado entre o senador Marcos Rogério (DEM) com o atual presidente da Assembléia Legislativa, deputado Laerte Gomes (PSDB), com as bençãos do ex-senador Expedito Junior provavel candidato ao Senado. No chamado Pacto de Jipa, quem estiver em melhor situação nas pesquisas em 2022, seria o candidato a governador.

Acordos políticos

Pelo histórico rondoniense, os acordos políticos com longa duração acabam sendo desfeitos, já que na política é cobra engolindo cobra. De qualquer forma, com um ajuste desta natureza, fica estabelecido um acordo de não agressão mutua se esperando o amadurecimento das candidaturas até 2020 para então se definir as coisas. Mas convenhamos, o cara que ficar fora da disputa ao governo vai urrar.

Via Direta

*** O corte de verbas de Bolsonaro não é prá valer em alguns estados. No Amazonas o INPA já foi ressarcido *** A profusão de possiveis candidatos à prefeitura de Porto Velho é de espantar. Já passa de uma duzia *** Em Ariquemes também já se fala do processo sucessório do prefeito Thiago Flores *** Na Mira daquele Paço Municipal estariam o deputado Alex Redano, o ex-deputado Tziu, o atual vice prefeito Folladorzinho e o ex-deputado Saulo *** O cacique Confúcio, catimba o jogo e não fala ainda quem vai apoiar.


Escreva um comentário

Arquivos de colunas