BUSCA O QUE ESTÁ PROCURANDO?

Onde deseja efetuar a busca?

Rondônia é área livre da febre aftosa sem vacinação

Com a suspensão da vacina contra aftosa, o Estado vê crescer perspectiva de mercados.

Publicado: 05/12/2019 às 08h38

Foto: Ilustrativa

Oficialmente, Rondônia agora é área livre da febre aftosa sem vacinação. A suspensão da vacinação abre a perspectiva de novos mercados para a carne bovina do estado, com as atenções voltadas para as exportações para países europeus e asiáticos. O grande passo para o salto qualitativo na produção agropecuária do estado foi anunciado no final da tarde de ontem, 4, pelo governador Marcos Rocha, decretando, juntamente como o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Laerte Gomes, o fim da vacinação do rebanho bovino, Com isso, Rondônia passa a ser reconhecido como área livre da febre aftosa sem vacinação. O anúncio foi feito durante audiência pública realizada no Legislativo Estadual.

Antes de oficializar o fim da vacinação contra a febre aftosa, o governador fez uma ligação para a ministra Tereza Cristina, da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que enalteceu todo o trabalho que vem sendo realizado pelo Estado na questão de cumprir às determinações e ainda chancelou apoio para a suspensão da vacinação em Rondônia o que abrirá perspectivas de mercados, principalmente do Japão. “Rondônia pode ser o Estado piloto para buscar os mercados mais exigentes do mundo. Contem com o nosso apoio”, disse a ministra.

De acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a avaliação feita pelos auditores do Ministério, que estiveram em Rondônia em outubro, quando constataram o investimento feito neste ano na Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron), para aquisição de veículos novos, barcos, implantação de videomonitoramento e construção e reforma das unidades locais e de atendimento ao produtor, bem como o cumprimento das ações previstas no plano estratégico, capacitou o Estado a suspender a vacinação.

O governador Marcos Rocha também enfatizou que serão ampliados os mecanismos de vigilância para que Rondônia mantenha o fortalecimento da economia. Todas as medidas vão ao encontro do Plano Estratégico lançado pelo Governo do Estado para o desenvolvimento econômico visando colocar Rondônia entre os estados mais competitivos do Brasil. Para isso, o Plano Estratégico já previa a garantia das certificações sanitárias necessárias à exportação dos principais produtos do Estado para Japão, China, Estados Unidos e países da Europa. Rocha prevê que Rondônia, além de atender a demanda local, vai poder exportar para outros países da Europa que, inclusive, exigem a carne sem a vacinação.

Nos últimos anos, a pecuária rondoniense vivenciou um grande avanço, tanto em escala quanto em sustentabilidade, o que possibilitou ao Estado o 5º lugar no ranking nacional em exportações de carne, abrindo portas para a conquista de mercados internacionais e a valorização da produção agropecuária.

 

Com informações da Secom-RO

Por Redação Diário da Amazônia

Deixe o seu comentário