Porto Velho/RO, 23 Março 2024 08:05:20
SAÚDE

Rondônia já registra quatro mortes por meningite este ano

Apenas nos dois primeiros meses deste ano o Estado de Rondônia já registra quatro mortes em decorrência dos casos de meningite. De..

Por Redação Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 06/03/2020 às 15h23min

Apenas nos dois primeiros meses deste ano o Estado de Rondônia já registra quatro mortes em decorrência dos casos de meningite.

De acordo com a Agencia Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), entre janeiro e fevereiro já aconteceram quatro óbitos pela doença, taxa que já tem preocupado o estado e órgãos de controle da saúde.

Durante os 12 meses do ano de 2019, nove pacientes morreram com meningite em todo o estado, agora apenas nos dois primeiros meses deste ano, a soma chega praticamente na metade dos óbitos registrados no ano passado.

Ainda de acordo com a Agevisa, os casos estão praticamente semelhantes aos do ano passado, a única coisa que vem preocupando o órgão é aumento da letalidade.

Foram registrados entre janeiro e fevereiro deste ano, de acordo com a Agevisa, cinco casos de meningite na cidade de Cacoal, onde resultou em três óbitos.

O último caso de morte aconteceu no município de Ji-Paraná, um sexto caso também foi registrado, mas o paciente sobreviveu.

A meningite é uma infecção das membranas que recobrem o cérebro (as meninges), que afeta toda a região e dificulta o transporte de oxigênio às células do corpo. A doença provoca sintomas como dor de cabeça e na nuca, rigidez no pescoço, febre e vômito. Ela pode evoluir rapidamente, em especial entre crianças e adolescentes, para perda dos sentidos, gangrena dos pés, pernas, braços e mãos.

O tratamento depende do tipo de micro-organismo que gerou a meningite e, principalmente, do estado do paciente. Mas é certo que um atendimento rápido ajuda bastante. Mais importante do que isso, hoje há várias vacinas contra os principais agentes causadores desse problema.



Deixe o seu comentário