Porto Velho/RO, 26 Março 2024 06:55:30
Diário da Amazônia

Rondônia não faz parte do Médio Amazonas

O IPHAN reuniu o Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural em Belém (PA) na última quinta-feira (9), e a pauta era registrar ou não..

A- A+

Publicado: 11/11/2018 às 07h29min

O IPHAN reuniu o Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural em Belém (PA) na última quinta-feira (9), e a pauta era registrar ou não como Patrimônio Cultural do Brasil algumas manifestações como Marabaixo e Boi Bumbá.

*********

No que diz respeito aos Bois Bumbas os conselheiros aprovaram a inclusão dos grupos de Bois Bumbas do Complexo do Médio Amazonas e Parintins.

*********

Quer dizer, Rondônia se não me falha a memória não faz parte do Médio Amazonas e sendo assim os nossos Bois Bumbás ficaram fora do reconhecimento. Aí entra na discriminação os Bois de Guajará que promovem o espetáculo Duelo na Fronteira.

********

Nem sei se Manaus faz parte do tal de Médio Amazonas. Só sei que Porto Velho não faz. Assim sendo, nossos bumbas ficaram fora dessa classificação. Acontece que nossos representantes, falo dos políticos e executivos que fazem parte do governo do estado de Rondônia, pelo visto não estavam nem aí para a reunião do IPHAN em Belém. Não foi ninguém e se foi deixaram de divulgar.

*********

Enquanto o Marabaixo que é praticado no estado do Amapá foi eleito como Patrimônio Cultural do Brasil e os Bois de Parintins e do Médio Amazonas, Também o Conselho aprovou a inclusão como Patrimônio Imaterial dos Geoglifos do Sitio Arqueológico Jacó Sá que fica no estado do Acre.

**********

Apenas para ilustrar, o nosso Forte Príncipe da Beira que a muito espera esse reconhecimento, não foi nem citado nas matérias distribuídas pelo IPHAN. Olha que este ano mesmo, o Ministro da Cultura esteve por aqui e visitou o Forte prometendo agilizar o reconhecimento do nosso mais cartão de visita.

**********

Às vezes fico me perguntando, o porquê das autoridades do governo brasileiro discriminam tanto o estado de Rondônia. Os caras, to falando de Ministério da Cultura, não aprovam nada que beneficie nosso estado. Os Projetos da Lei Rouanet saem pra todo mundo, os de Rondônia não conseguem aprovação.

Por outro é preciso que nossas autoridades culturais corram atrás. Nessa reunião que reconheceu os bois do Médio Amazonas a torcida dos bois de Parintins Marc ou presença na porta do Teatro da Paz em Belém local da reunião do Conselho. O prefeito de Parintins fez questão de participar da reunião, tudo isso influiu na votação dos conselheiros.

*********

E tem mais o reconhecimento de ações como as que foram aprovadas, fomenta o turismo e os movimentos culturais da cidade e do estado fomentando recursos para a realização das festas.

**********

Estamos na expectativa do novo secretariado no governo do Coronel Rocha, esperamos que as pastas que tem a ver com o patrimônio imaterial e com a nossa cultura, sejam ocupadas por pessoas que entendam do riscado. Não precisa ser um conhecer da nossa cultura basta ser um administrador que pelo menos conheça e saiba elaborar projetos turísticos e culturais.

**********

Perdemos mais uma batalha, porém não devemos baixar a cabeça. Quem sabe com a chegada de nova bancada federal que vai assumir como deputado e senador, Rondônia não passe a ter seu patrimônio cultural mais respeitado pelos Conselheiros do IPHAN e Ministério da Cultura!

*********

Depois dessa eu vou cantar toada de boi pra quem? Por falar nisso no próximo dia 24 o Boi Bumbá Estrela de Fogo (que não é patrimônio cultural do MInC) realiza um evento cuja atração principal será o levantador de toadas do boi Garantido de Parintins Sebastião Júnior.

**********

Na oportunidade, vai acontecer o concurso “Porta Estandarte Gay”, Essa categoria é considerada patrimônio da “’severgonhice” dos grupos folclóricos de Porto Velho. Meu “severgonhice” não é pejorativo, é da brincadeira.



Deixe o seu comentário