Porto Velho/RO, 20 Março 2024 14:55:31
Diário da Amazônia

Rondônia perdeu um de seus políticos mais influentes em Brasília

Rondônia perdeu um de seus políticos mais influentes em Brasília. Odacir Soares que faleceu na última quinta feira 12 após luta..

A- A+

Publicado: 14/09/2019 às 06h00min

Rondônia perdeu um de seus políticos mais influentes em Brasília. Odacir Soares que faleceu na última quinta feira 12 após luta ferrenha contra um câncer.

***********

Com Odacir foi o ciclo da política rondoniense que começou em 1943 com a nomeação do primeiro governador do recém-criado Território Federal do Guaporé (Major Aluízio Pinheiro Ferreira), em 1956 o Território passou a se chamar Território Federal de Rondônia.

**********

Odacir apesar de ter nascido no estado do Acre fez carreira politica em Rondônia em especial na capital Porto Velho onde foi prefeito. Como prefeito entre tantas obras começou o asfaltamento da cidade, inaugurando com os desfiles das escolas de samba o Asfalto da rua Pinheiro Machado.

*********

Na gestão de |Odacir frente à prefeitura, Porto Velho sofreu a invasão de uma praga de mosquitos conhecidos como “Lacerdinhas” que deixava os olhos das pessoas irritadíssimos.

*********

Esses mosquitos tinham como habitat os pés dos benjamins que existiam principalmente na avenida Sete de Setembro entre a Presidente Dutra e a Prudente de Moraes. Odacir deu ordem para demolirem essas árvores cujo objetivo era livrar as pessoas dos ataques desses mosquitinhos. Foi muito criticado por isso, mas, tirou de letra e saiu como um dos melhores prefeitos que Porto Velho já teve.

**********

Depois disso assumiu como deputado federal na vacância deixada pelo titular Izac Nilton e daí pra frente não mais parou de conquistar espaços na política federal.

**********

Elegeu-se Senador na primeira eleição de Rondônia

Estado e conseguiu a reeleição, ficando como Senador por Rondônia durante 16 anos. Mesmo sem contar com mandato político Odacir por seu prestígio perante os políticos de Brasília por várias vezes assumiu como articulador político pelo Estado de Rondônia, nomeado por governadores como Ivo Cassol.

**********

Por essas e por muitas outras, é que acho que seu corpo deveria ser velado e enterrado em Porto Velho. E mais, se eu fosse o governador autorizaria que o estado lhes prestasse todas as homenagens que devem ser dispensadas aos pioneiros.

**********

Odacir foi grande pioneiro da transformação de Rondônia em estado. Seu velório deveria ter acontecido no Ginásio Claudio Coutinho.

*********

Precisamos cultuar mais os que fizeram alguma coisa em prol do progresso do nosso estado. Odacir fez!

*********

Descansa em paz Senador Odacir Soares – O Senador de Rondônia! O Raposão!

*********

Porém, como a vida tem que seguir… To indo cantar no Samba Autoral lá no Bar do Calixto!



Deixe o seu comentário