Porto Velho/RO, 21 Março 2024 03:43:45
Diário da Amazônia

Rondônia tem estudos para reduzir ICMS do combustível

Governador Marcos Rocha diz que o tema será definido dentro da legalidade e razoabilidade.

Por Redação Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 12/02/2020 às 11h25min

Rondônia está alinhado ao governo federal sobre a redução do custo dos combustíveis. Foi o que disse na terça-feira (11) o governador Marcos Rocha (PSL) durante fórum realizado em Brasília. Ele explicou que em Rondônia foi montado um grupo de estudos sobre o tema para definir, dentro da legalidade e razoabilidade, a diminuição gradativa do ICMS do combustível. “Como cidadão, sempre reclamei do custo nos postos de gasolina, pois os preços sobem a cada dia”, citou. 

Rocha relembrou que desde que aceitou, junto a Bolsonaro, se candidatar ao cargo, esta questão também é sua bandeira. “O que o nosso presidente está fazendo é não jogar para debaixo do tapete este assunto. Ele tem a coragem de resolver a questão”, afirmou Marcos Rocha. Em seu discurso, Marcos Rocha pontuou que não adianta aos governadores terem atitudes radicais contra Bolsonaro e afirmou que é preciso pacificar cada estado na busca do melhor ao cidadão. “Aconteceu uma coisa estranha, o governo federal encaminhou uma redução do custo e o preço da gasolina subiu nas bombas”, disse o governador.

O ministro Paulo Guedes, da Economia, seguiu a mesma linha do governador Marcos Rocha, com um discurso apaziguador, no qual se mostrou sensível às dificuldades que cada estado terá com a renúncia deste fundo. Ele ressaltou que entende os desafios dos governadores para manter seus balanços financeiros. Guedes propôs que haja um alinhamento entre cada ente federativo na busca da resolução do problema. Entre os governadores foi anunciada a proposta de que o tema seja tratado durante as reformas econômicas estaduais ou pelo governo federal nas reformas tributárias e no pacto federativo.

 

Com informações da Secom



Deixe o seu comentário