Porto Velho/RO, 24 Março 2024 00:54:25
PLANTÃO DE POLÍCIA

Rondônia tem queda de 6% no número de mortes violentas

Houve 216 assassinatos nos primeiros seis meses deste ano. No mesmo período de 2018, foram 232.

A- A+

Publicado: 02/09/2019 às 09h32min

Rondônia registra uma queda de 6% nas mortes violentas no primeiro semestre deste ano em comparação com o mesmo período de 2018, segundo revelam os dados divulgados pelo Monitor da Violência neste domingo (1º). O índice nacional de homicídios criado pelo G1 acompanha as mortes violentas mês a mês.

Nos primeiros seis meses deste ano houve 216 assassinatos no estado, contra 232 no mesmo período do ano passado. São 16 a menos.

No primeiro semestre de 2019, na Região Norte, houve queda de 21% no número de assassinatos se comparado com 2018. Este ano 2.874 mortes foram registradas e 3.632 no mesmo período do ano passado.

Nordeste é a região com a maior queda — Foto: Rodrigo Cunha/G1 Nordeste é a região com a maior queda — Foto: Rodrigo Cunha/G1
Nordeste é a região com a maior queda — Foto: Rodrigo Cunha/G1

Já no Brasil essa queda foi de 22% no primeiro semestre deste ano em comparação com 2018. Mesmo em queda, o número de assassinatos, continua alto. O dado mostra que há uma morte violenta a cada 12 minutos no Brasil – 118 por dia, em média.

Casos que marcaram o estado

Em janeiro de 2019 uma mulher, de 26 anos, foi morta com três golpes de faca em Cacoal (RO), município a 480 quilômetros de Porto Velho. Segundo a Polícia Militar (PM), a vítima tinha um ferimento nas costas e dois no abdômen. O marido é o principal suspeito do crime. A vítima deixou uma filha, de 11 anos.

Em março, a professora Joselita Félix da Silva foi morta pelo ex-marido em Candeias do Jamari (RO), região metropolitana de Porto Velho.

De acordo com informações de testemunhas, o suspeito teria invadido a residência e atacado a vítima com golpes de madeira, a maioria deles na cabeça.

Conforme boletim de ocorrência, o pai da educadora, um idoso de 75 anos, estava em casa e presenciou o ataque. O idoso ainda tentou salvar a filha e segurar o suspeito, mas também foi agredido.

Camila morreu após o quarto dela pegar fogo em Buritis. — Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação

Em abril, uma adolescente, de 17 anos, morreu em Buritis (RO), após o quarto dela ser incendiado. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o corpo da vítima foi encontrado carbonizado.

Os bombeiros confirmaram que a jovem é Camila Sacoman de Oliveira, eleita no ano passado Garota Rodeio da Exposição Agropecuária de Buritis (Exporbur).

Como o levantamento é feito

A ferramenta criada pelo G1 permite o acompanhamento dos dados de vítimas de crimes violentos mês a mês no país. Estão contabilizadas as vítimas de homicídios dolosos (incluindo os feminicídios), latrocínios e lesões corporais seguidas de morte. Juntos, estes casos compõem os chamados crimes violentos letais e intencionais.

Jornalistas do G1 espalhados pelo país solicitam os dados, via assessoria de imprensa e via Lei de Acesso à Informação, seguindo o padrão metodológico utilizado pelo fórum no Anuário Brasileiro de Segurança Pública.

Para fechar o 1º semestre, foi pedida aos estados uma revisão dos dados dos meses desde janeiro. Alguns dos números foram retificados, em razão de ajustes feitos posteriormente pelas secretarias, e agora estão totalmente atualizados.

 

Fonte: G1 RO



Deixe o seu comentário