Porto Velho/RO, 19 Março 2024 22:50:51
ESPORTE

Rondônia volta fazer história na Paralimpíadas

  Atletas da delegação de estado de Rondônia conquistaram 13 medalhas, sendo seis ouros e sete pratas no atletismo nas..

A- A+

Publicado: 29/11/2014 às 10h51min

 

Atletas da delegação de estado de Rondônia conquistaram 13 medalhas, sendo seis ouros e sete pratas no atletismo nas Paralimpíadas Escolares realizadas em São Paulo no período de 25 a 28 deste mês.

O chefe da delegação, professor Silvio Carmo disse que o resultado dos jogos ultrapassou as expectativas, tendo em vista que o Comitê Paralímpico mudou o regulamento da competição, diminuindo a idade dos atletas em dois anos, a competição beneficiava jovens de 12 a 19 anos.

Agora a idade máxima permitida é de 17 anos e com isso os competidores mais experientes ficaram de fora, mas os atletas mais jovens surpreenderam conquistando 13 medalhas e classificando o estado de Rondônia na 10° colocação no atletismo em um evento onde participaram 25 estados e o Distrito Federal.

O professor Silvio Carmo, foi quem iniciou a prática esportiva com crianças e adolescentes portadores de necessidades especiais no Estado através de sua Ong Clube Rondônia Paralímpico (CRP), agradeceu ao governo do Estado pela parceria que teve início em 2012 por meio da secretaria de Estado da Educação (Seduc), através do Departamento de Educação Física e Desporto Escolar da Seduc, que vem apoiando a participação dos atletas nas paralimpíadas custeando as passagens aéreas.

O resultado desse apoio vem em forma de conquistas nas competições. Rafaela Tainá conquistou duas medalhas de ouro nos 100 metros e no lançamento de dardo, Iara Mendes Silva conseguiu o primeiro lugar nos 100 metros rasos na categoria T-35 e prata no arremesso de dardo,Gabriel Castelo Branco trouxe para Rondônia três medalhas de ouro, no salto a distância, arremesso de peso e 100 metros rasos, Carlos Henrique conquistou duas medalhas de prata no lançamento de dardo e no lançamento de peso e Lucas Rafael faturou três pratas nos 400 metros rasos, nos 1.500 metros e no arremesso de peso.

O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), promove as Paralimpíadas Escolares, para revelar o potencial esportivo entre os paraatletas brasileiros, bem como incentivar as pessoas portadoras de necessidades especiais a praticar esporte, além de promover a integração entre os jovens desportistas.



Deixe o seu comentário