Porto Velho/RO, 31 Março 2024 12:08:47
Diário da Amazônia

Porto Velho: Rua joão Pedro da Rocha recebe 20 metros de bueiro

Como parte do programa de macrodrenagem para conter alagações no período chuvoso, a prefeitura de Porto Velho vai instalar um bueiro..

Por Portal SGC
A- A+

Publicado: 10/11/2014 às 08h53min | Atualizado 28/04/2015 às 15h28min

Uma escavadeira hidráulica e uma retroescavadeira estão sendo utilizadas para a retirada da antiga tubulação. Foto: Divulgação

Uma escavadeira hidráulica e uma retroescavadeira estão sendo utilizadas para a retirada da antiga tubulação. Foto: Divulgação

Como parte do programa de macrodrenagem para conter alagações no período chuvoso, a prefeitura de Porto Velho vai instalar um bueiro ármico (metálico) na rua João Pedro da Rocha, próximo da avenida 07 de Setembro, onde passa o Canal dos Tanques. O trabalho começou na última quarta-feira (5), com escavações para retirada da antiga tubulação. O secretário adjunto de obras, Marcelo Teixeira, esteve no local para acompanhar o andamento dos trabalhos. Ele disse que as ações para melhorar o sistema de drenagem da cidade são compromissos da gestão do prefeito Mauro Nazif para garantir mais tranquilidade à população. “Estamos fazendo um serviço planejado para eliminar o problema”, declarou.

Teixeira também lamenta que muitos moradores joguem lixo na rua e até mesmo dentro dos canais, o que acaba por agravar o problema. Segundo ele, várias toneladas de lixo como garrafas plásticas, carcaças de móveis, aparelhos eletroeletrônicos e até peças de carros são retirados dos canais. “Chega ser inacreditável, mas os maiores beneficiados poderiam nos ajudar”, lamentou.

De acordo com o encarregado de campo da Secretaria Municipal de Obras (Semob), Ladislau Ferreira, uma escavadeira hidráulica e uma retroescavadeira retiraram a antiga tubulação, composta de quatro

Serviço no local foi iniciado na última quinta-feira Foto: Divulgação

Serviço no local foi iniciado na última quinta-feira Foto: Divulgação

fileiras de manilhas de 1 metro de comprimento por 1,20 de diâmetro, que não davam conta de escoar o grande volume de água. Além disso, as manilhas foram colocadas em um nível mais elevado, o que causava o represamento das águas pluviais e, consequentemente, alagava as casas.

Para resolver definitivamente o problema, a prefeitura vai retirar a base de concreto construída para instalar as manilhas e aprofundar o canal. Só então fará a instalação de 24 metros de bueiro (três tubos), cujo diâmetro é de três metros. “É o suficiente para dar maior vazão e acabar com esse ponto de estrangulamento na drenagem”, disse Ferreira.

Casas construídas no córrego prejudicam serviço 

O coordenador de vias urbanas, Arnaldo Fortes, informa que a prefeitura já realizou a limpeza, alargamento e aprofundamento do Canal dos Tanques desde a avenida Calama (zona Norte) a rua Raimundo Cantuária, no setor Leste da Capital rondoniense.

No entanto, casas construídas às margens do córrego impedem que o trabalho seja executado em alguns pontos. As galerias existentes também foram desobstruídas. Fortes acredita que até a próxima quarta-feira (12), será concluída a instalação do bueiro na rua João Pedro da Rocha. Ele acrescenta que prefeitura já executou limpeza em diversos canais que “cortam” a cidade. Cita como exemplos o Canal da Penal, Tancredo Neves, Castanheiras e Santa Bárbara, dentre outros.



Deixe o seu comentário