Porto Velho/RO, 19 Março 2024 10:06:04
VARIEDADES

Ryan kaji: o menino de 8 anos que já ganhou mais de R$ 80 milhões

Garoto norte-americano de origem vietnamita faz análises de brinquedos em seu canal com bilhões de inscritos

A- A+

Publicado: 04/10/2019 às 09h43min

A profissão de youtuber tem se tornado cada vez mais rentável em diversas partes do mundo. Postar vídeos na internet com dicas de jogos e piadas se tornou a fonte de renda para adultos e crianças. No Brasil, por exemplo, o canal dos irmãos Maria Clara e JP conta com mais de 12 milhões de inscritos, somam 3,6 bilhões de visualizações e possuem ganho anual estimado de até 18,6 milhões de dólares (R$ 75 milhões), segundo dados do site Época Negócios.

Eles, no entanto, estão atrás do pequeno Ryan Kaji, de apenas 8 anos, que segundo a revista norte-americana Forbes, ganhou 22 milhões de dólares (R$ 84 milhões) no ano passado. O Ryan Toys Review mostra brinquedos recém-lançados, avaliações sobre produtos de última geração e dicas curiosas, como, por exemplo, maneiras para aprender a limpar o teclado do notebook.

Ryan nasceu no Texas, na região sul dos Estados Unidos, mas hoje vive em Los Angeles. Seu canal no youtube foi criado em 2015 e, desde então, seus vídeos já alcançaram mais de 26 bilhões de visualização. Em 2018, ele ficou com o 1º lugar no ranking de estrela mais bem paga na plataforma de vídeos. Segundo o jornal inglês The Sun, Ryan ganha um dólar a cada segundo.

Entretanto, o sucesso de Ryan e seu canal não está isento de críticas. A ONG Truth in Advertising, cuja missão é capacitar os consumidores a se protegerem contra propaganda e marketing enganoso, afirmou ao jornal norte-americano The New York Times que “90% dos vídeos publicados por Ryan incluem uma recomendação paga de um produto, e que crianças de 5 anos não estão preparadas para diferenciar uma propaganda de uma análise crítica de um brinquedo.”

O sucesso de visualizações fez com que grandes marcas se interessassem pelo canal de Ryan. A lista tem empresas como Netflix, Walmart e Staples. Em agosto do ano passado, o jovem fez um vídeo dentro de uma loja do Walmart mostrando brinquedos e peças da marca Ryan’s World. O vídeo teve 14 milhões de visualizações em três meses.

Em um comunicado, Ryan afirmou que ” o bem-estar de nossos telespectadores é sempre a principal prioridade para nós. Seguimos rigorosamente os termos de conduta de todas as plataformas e todas as leis e regulamentos existentes, incluindo requisitos de divulgação de publicidade.” Em setembro, senadores dos EUA denunciaram o canal de Ryan por fazer
propaganda indevida da rede de lanchonetes Carls’ Jr.

Em entrevista ao jornal Correio Braziliense, a psicóloga Etiene Macedo, doutoranda em psicologia clínica na Universidade de Brasília (UnB), afirmou que “mais do que apenas limitar o conteúdo, os pais devem entender os programas usados pelos seus filhos. É preciso gastar tempo com eles, mas de forma a realmente participar do universo infantil.”

Segundo Jenny Radesky, especialista em comportamento e desenvolvimento de crianças da Universidade de Michigan, é importante que os pais assistam os programas e joguem com seus filhos, para saber o que eles estão fazendo. Além disso, ficar diante das delas e no Youtube deve ser uma atividade que esteja em conformidade com outras tarefas, como brincadeiras ao ar livre.



Deixe o seu comentário