Porto Velho/RO, 24 Março 2024 23:40:35
Diário da Amazônia

Saae compra e instala novos hidrômetros

Foram comprados cerca de 3 mil hidrômetros em 2018 para instalações e reparos para que o desperdício de água seja reduzido.

Por Redação
A- A+

Publicado: 08/03/2019 às 09h04min

Em Vilhena, o Serviço Autônomo de Águas e Esgotos (Saae) está investindo na aquisição e instalação de hidrômetros. A medida, segundo o diretor da autarquia municipal, Maciel Wobeto, tem vários objetivos importantes, como diminuir o desperdício de água, estimular o consumo responsável, evitar as ligações clandestinas, amenizar as perdas no abastecimento e, consequentemente, aumentar a oferta de água para a população.

Troca de hidrômetros acontece em todos os bairros. – Foto: Divulgação

Análises recentes da autarquia na distribuição de água da cidade revelaram que o desperdício de água prejudica o abastecimento, pois alguns podem sofrer com a falta de pressão na água, visto que muitos estão usando mais água do que o necessário ao mesmo tempo. Além disso, esse comportamento de consumo excessivo força o sistema a produzir mais água, encarecendo o serviço. De acordo com o levantamento, a quantidade de água que é bombeada para a rede seria suficiente para abastecer três cidades do porte de Vilhena.

Para diminuir o problema, o Saae instalou e substituiu nos últimos seis meses 2,2 mil hidrômetros enquanto aguarda a chegada de mais 900 aparelhos, com investimento de R$ 76,5 mil. O material deve chegar ainda este mês.

O chefe de campo da autarquia, Milson Canhete, detalhou que para ser feita a instalação dos aparelhos são disponibilizados, em média, quatro servidores. “Dos 900 que estamos aguardando a chegada, cerca de 500 hidrômetros serão destinados para substituição de aparelhos danificados”, destacou, revelando que os danos causados por vândalos aos medidores são outro problema enfrentado pelo Saae.

CERTIFICAÇÃO

A autarquia informou ainda, que, todos os hidrômetros adquiridos são de fabricantes certificados pelo Instituto Nacional de Metrologia e Normalização (Inmetro) e conta com laudo de verificação metrológica, garantindo segurança das informações que serão utilizadas como base de cálculo para cobrança das respectivas faturas de água.



Deixe o seu comentário