Porto Velho/RO, 25 Março 2024 19:42:00
RONDÔNIA

Saiba como fazer doações para Biblioteca Municipal

A Biblioteca Municipal Cyro Escobar de Ji-Paraná oferece para a comunidade mais de 30 mil títulos de livros, com o maior acervo de..

A- A+

Publicado: 20/12/2019 às 15h36min | Atualizado 20/12/2019 às 15h37min

Foto: divulgação

A Biblioteca Municipal Cyro Escobar de Ji-Paraná oferece para a comunidade mais de 30 mil títulos de livros, com o maior acervo de literatura do município. O material é constantemente atualizado pela Prefeitura. Além disso, o local recebe doações da comunidade.

A presidente da Fundação Cultural, Keila Barbosa, ressalta que nem sempre é possível aproveitar o material doado. Todos os meses a biblioteca recebe da comunidade em média 10 caixas de materiais, mas apenas 1% é aproveitado.

“Nós queremos as doações, mas muitas pessoas acabam usando o local como depósito de materiais que não usam mais. Encontramos muito lixo nas sacolas e caixas deixadas na porta da biblioteca, inclusive documentos e boletos. Agora em dezembro, por exemplo, as doações aumentam por causa daquelas pessoas que fazem faxina para iniciar o novo ano. Não é este tipo de materiais que devem ser levados para a biblioteca. As pessoas devem entregar os livros diretamente para os técnicos da biblioteca que farão a análise do material”, insistiu a presidente.

A Biblioteca tem critérios para receber as doações. O principal motivo é para não colocar em risco a saúde dos servidores e dos usuários que pegam os livros emprestados. A preocupação são com os fungos, que podem provocar doenças do coração, viroses, lesões na pele e até a perda da visão.

“O que é colocado no acervo, recebe rigorosa higienização. No dia a dia, os funcionários realizam a limpeza das prateleiras e das obras com produtos específicos, principalmente depois que chegam dos empréstimos”, explicou Keila Barbosa.

Os livros que podem ser doados são obras literárias como ficção e romance. E os livros como geografia, português, direito ou medicina não são recebidas pela biblioteca, pois são atualizadas constantemente.

“Um livro de 20 anos de direito ou medicina, por exemplo, não tem mais serventia hoje. Esta bibliografia foi atualizada e as leis mudaram. A gente pede que este tipo de acervo científico seja incinerado, principalmente por conta dos fungos e bactérias que podem estar acumulados”, explicou a presidente da Fundação.

O prédio da biblioteca fica localizado na Avenida Transcontinental, próximo a Ponte sobre o Rio Machado, no centro de Ji-Paraná. Oferece um acervo informatizado, o que facilita a organização e procura nas prateleiras. E tem computador e internet a disposição para pesquisas online.



Deixe o seu comentário