Porto Velho/RO, 18 Março 2024 21:02:45
SAÚDE

Saiba como ter acesso a absorventes gratuitos em Rondônia

Governo Federal lançou cartilha com informações detalhadas sobre o programa que oferta o item de higiene gratuitamente pelo SUS

Por Redação Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 23/02/2024 às 14h35min | Atualizado 24/02/2024 às 11h07min

Reprodução

Desde janeiro, absorventes gratuitos estão disponíveis para pessoas em situação de vulnerabilidade em Rondônia. O acesso a esses itens essenciais de higiene é facilitado pela Farmácia Popular, presente em 241 estabelecimentos em 49 cidades do estado. A iniciativa faz parte do Programa de Proteção e Promoção da Saúde e Dignidade Menstrual do governo federal, visando mitigar as dificuldades enfrentadas devido à pobreza menstrual. Recentemente, o Ministério da Saúde lançou a cartilha “Programa Dignidade Menstrual – um ciclo de respeito”, disponível online (CLIQUE AQUI).

A cartilha fornece detalhes sobre o funcionamento do programa, o passo a passo para acessar o benefício, pré-requisitos, locais e quantidade de absorventes disponíveis. Além disso, orienta sobre o download do aplicativo Meu SUS Digital, fundamental para gerar a autorização necessária antes de ir às farmácias.

Quem Pode Participar:

O programa destina-se a estudantes de baixa renda da rede pública, pessoas em situação de rua, vulnerabilidade extrema e população carcerária. Desde 2023, o ministério desenvolve estratégias de conscientização e qualificação técnica, abordando temas como menarca, prevenção de infecções e combate aos estigmas associados.

Requisitos para Participação:

  • Idade entre 10 e 49 anos;
  • Inscrito no Cadastro Único (CadÚnico) do governo federal.

Além disso, é necessário se enquadrar em uma das seguintes situações:

  • Vulnerabilidade social extrema (renda familiar de até R$ 218 por pessoa);
  • Estudante de baixa renda da rede pública (meio salário mínimo);
  • Situação de rua, sem limite de renda.

Retirada dos Absorventes:

Para retirar os absorventes, é preciso apresentar a autorização do Programa Dignidade Menstrual no aplicativo Meu SUS Digital, além de documento de identidade com foto e CPF.

Dificuldades de Acesso:

Em caso de dificuldades, a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima oferece ajuda. Outros canais incluem o Disque Saúde 136, Centros de Referência da Assistência Social (CRAS e CREAS), escolas públicas e estabelecimentos que atendam mulheres em situação de vulnerabilidade.

Confira o número de farmácias credenciadas por município para garantir seu acesso aos absorventes gratuitos.



Deixe o seu comentário