Porto Velho/RO, 25 Março 2024 09:26:44
Diário da Amazônia

Saiba como uma boa ação pode gerar abatimento no Imposto de Renda

Contribuinte pode destinar até 6% do imposto devido para entidades filantrópicas durante o ano fiscal corrente

Por GBR Comunicação
A- A+

Publicado: 19/12/2018 às 17h05min

No período de festas de fim de ano, cresce o apelo pela generosidade. O que poucos sabem, porém, é que possível fazer o bem e, ao mesmo tempo, reduzir a mordida do Imposto de Renda (IR). A Receita Federal permite que Pessoas Físicas doem até 6% do total a ser arrecadado com imposto de renda seja destinado a doações, mas apenas 5% do valor que poderia ser repassado é efetivamente doado. O contribuinte tem até o dia 28 de dezembro para fazer doações e abater até 6% do valor destinado para entidades -, mas atenção, apenas fundos ligados ao governo garantem o benefício, e a declaração deve ser feita pelo modelo completo. Esse percentual pode ser dividido entre programas relacionados a pessoas com deficiência, programas voltados a pessoas com câncer e projetos ligados a crianças e adolescentes, idosos, cultura, audiovisual e esporte. As empresas (Pessoas Jurídicas) podem destinar até 9% do imposto de renda a pagar para projetos sociais.

A pesquisa Doação Brasil 2015 apurou que, dos 57,4 milhões de pessoas que doa para projetos sociais, menos de 6% usaram incentivo fiscal. “Precisamos conscientizar as pessoas sobre esse tipo de doação. Se o percentual fosse cumprido, resolveríamos os problemas de saúde do país”, afirma Henrique Moraes Prata, diretor de Responsabilidade Social do Hospital de Amor (antigo Hospital de Câncer de Barretos).

O Hospital de Amor (antigo Hospital de Câncer de Barretos), maior polo de tratamento oncológico gratuito da América Latina, é uma das entidades que recebem a parcela do IR destinada a projetos sociais. A instituição possui no Brasil 11 hospitais fixos de prevenção, cinco unidades de tratamento e mais 18 unidades móveis, com 880 mil atendimentos por ano. Até o dia 30 de dezembro, o hospital promove a campanha de doação “Caminhos de Amor” com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a prática de doar.

Parte das despesas do Hospital de Amor, incluindo cirurgias e salários dos profissionais é bancada pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Eventos e doações de empresas e pessoas são necessários para completar a renda. Em 2017, o déficit operacional foi R$ 292,7 milhões.

O Hospital de Amor registra cerca de 880 mil atendimentos por ano, 100% gratuitos. Por dia, são realizados mais de 6.000 atendimentos em suas unidades. A entidade trabalha com um déficit operacional mensal acima de R$ 20 milhões.

Em 2017, a instituição atendeu 171.454 pacientes procedentes de 2.107 municípios de todos os estados do país – um recorde de cobertura. Foram realizadas 23.048 internações, 93.254 quimioterapias e 7 mil refeições são servidas diariamente. A entidade reúne 380 médicos e mais de 3.500 funcionários.

Sobre o Hospital de Amor:

Excelência em oncologia, o Hospital de Amor (atual nome do Hospital de Câncer de Barretos) assumiu a liderança do ranking 2018 da Scimago Institutions Rankings (SIR), entre todos os centros de saúde do Brasil e da América Latina. O levantamento é uma ferramenta de reconhecimento internacional, que avalia a qualidade de instituições (públicas ou privadas) em todo o mundo, considerando os critérios: pesquisa, inovação e impacto social.

A instituição é historicamente reconhecida. Foi escolhida, em 2000, pelo Ministério da Saúde, como o melhor hospital público do país. Em 2011, tornou-se “instituição irmã” do MD Anderson Cancer Center (EUA), o maior centro de tratamento e pesquisa de câncer do mundo, e ainda recebeu um prêmio da AVON como “Campeão Mundial em Avanço na Área Médica no Combate ao Câncer de Mama”. Em 2012, assinou acordo com o Saint Jude Children´s Research Hospital e tornou-se “instituição gêmea”.

A instituição foi o grande destaque da 4ª Edição do Prêmio “Melhores Hospitais”, projeto realizado pela Secretaria do Estado de Saúde de São Paulo, realizado em dezembro de 2014. O hospital ganhou em três categorias: melhor hospital, internação e ambulatório. O principal objetivo da premiação é monitorar a qualidade de atendimento e a satisfação do usuário, reconhecer os bons prestadores, identificar possíveis irregularidades e ampliar a capacidade de gestão eficiente da saúde pública. Na categoria “Internação”, o Hospital de Amor liderou o ranking interior, com mais de 97% de aprovação. A instituição também teve um alto índice no quesito “Ambulatório” – 96,5% dos usuários disseram estar satisfeitos com o trabalho realizado.



Deixe o seu comentário