Porto Velho/RO, 23 Março 2024 01:29:18
VARIEDADES

Samba na Cultura, um ano de sucesso na FM 107,9

Os compositores, músicos e cantores de samba de Porto Velho festejam na tarde deste sábado, o 1º aniversário do Programa Samba na..

Por Silvio Santos Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 29/03/2019 às 17h11min

Os compositores, músicos e cantores de samba de Porto Velho festejam na tarde deste sábado, o 1º aniversário do Programa Samba na Cultura que é levado ao ar todos os sábados entre Meio Dia e Três Horas da tarde na rádio Cultural 107,9 FM.

Tudo começou, quando a direção da emissora solicitou ao apresentador Claudiomar Roca que fizesse contato com alguém ligado ao ritmo do samba e pagode, disposto a apresentar um programa às tardes de sábado.

Claudiomar de imediato lembrou do amigo de velhos carnavais, João Carlos Alves popularmente conhecido como Carlinhos Maracanã e o convocou para uma reunião com a direção da emissora. “Sabendo do que se tratava Maracanã juntou seus velhos alfarrábios do tempo que apresentava um programa identico na rádio Caiari em parceria com o Sílvio Santos e durante a reun ião apresentou o Projeto ou o Programa a direção da Rádio Cultura FM 109,7. “Nosso projeto era praticamente igual ao que eles desejavam, ou seja, com entrevistas com os compositores e interpretes de samba residentes em Porto Velho, além de contar a história do samba”, disse Maracanã.

Primeiro Programa

No dia 31 de março de 2018, com o Claudiomar Roca atuando como DJ (sonoplasta), Edson José Caula como produtor e Carlinhos Maracanã como apresentador, foi ao ar o primeiro “Samba na Cultura”. “O Thiago filho Caula havia se comprometido a atuar como DJ mais não compareceu o que levou o Banana a assumir a mesa de som”, conta Carlinhos lembrando, o Paulinho Santana me procurou e falou da vontade que tinha de uma dia atuar co mo sonoplasta em uma rádio e que se eu quisesse ele procuraria aprender para passar a fazer parte do Samba na Cultura. “O certo foi que, se não estou enganado, no terceiro programa ele passou a assumir a sonoplastia do programa. Em apenas uma tarde ele aprendeu com o Banana a operar a mesa”, lembra Maracanã. Hoje Paulinho Santana além de operar a mesa de som, participa fazendo perguntas aos entrevistados e atendendo e respondendo as mensagens que chegam via redes sociais.

Entrevistados

O primeiro sambista compositora a participar do programa contando a história de suas obras, foi o compositor Ernesto Melo – O Poeta da Cidade, depois vieram Bainha, Oscar Knigth, Sílvio Santos, Beto Cezar, Coimbra, Nilson do Cavaco, Jair Monteiro e muitos e muitos outros. O programa é líder de audiência no horário e o mais interessante é que os sambistas de Porto Velho se reúnem para ouvir as entrevistas. “É uma aula sobre a história do samba em Porto Velho”, lembra Beto Cezar.

A festa do 1º aniversário

Hoje ao meio dia, Carlinhos Maracanã e Paulinho Santana entram no ar festejando o primeiro ano do programa “Samba na Cultura” e para festejar recebem o Grupo Camafeu que nasceu dentro da escola de samba Acadêmicos da Zona Leste e tem como princípio só tocar samba de raiz. “Após o programa vamos reunir os amigos no Bar do Ceará que fica la no Conjunto 4 de Janeiro”, finalizou Carlinhos Maracanã.



Deixe o seu comentário