Porto Velho/RO, 03 Abril 2024 10:05:34
Diário da Amazônia

Saúde confirma morte de macaco por febre amarela, em Castro

Morte foi a primeira registrada no ano epidemiológico, que se iniciou no dia 1º de julho. Caso foi confirmado nesta quarta-feira (23).

A- A+

Publicado: 24/10/2019 às 13h38min

A Secretaria Estadual de Saúde do Paraná (Sesa-PR) confirmou a morte de um macaco por febre amarela, em Castro, nos Campos Gerais do Paraná. O animal morreu no fim de setembro, no entanto, a confirmação do óbito pela doença foi confirmado nesta quarta-feira (23).

Esse é o primeiro caso de morte de macaco por febre amarela confirmado no Paraná no ano epidemiológico, que começou no dia 1º de julho. No ano epidemiológico anterior, 49 casos foram confirmados no estado, sendo 12 em Castro, conforme boletim da Sesa-PR.

Segundo a secretaria, a morte do animal sinaliza que o vírus está presente na região.

A Sesa-PR informou que está investigando outras 40 mortes de macacos no estado. As ocorrências foram registradas entre 1º de julho e 21 de outubro deste ano.

Ainda conforme a secretaria, o animal não transmite a doença para humanos. Assim como nos casos com pessoas, os macacos são infectados pela picada do mosquito transmissor.

Casos em humanos
Desde 1º de julho, 24 casos suspeitos de febre amarela foram registrados em humanos no Paraná. De acordo com a Sesa-PR, 17 casos foram descartados e sete estão sendo investigados.

No ano epidemiológico anterior, a secretaria confirmou 17 diagnósticos no estado. Uma pessoa morreu por conta da doença.

Populações de cidades que possuem a confirmação de que a doença está presente na região devem procurar pela vacina contra a febre amarela.

Em Castro, o atendimento é feito em unidades de saúde com sala de vacina, das 8h30 às 11h e das 13h30 às 16h30. É preciso levar a carteira de vacinação, documento com foto e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

A Sesa-PR informou que a vacina é indicada para pessoas entre nove meses e 59 anos. Idosos com mais de 60 anos devem se imunizar em cidade com casos confirmados da doença.

FONTE: G1



Deixe o seu comentário