Porto Velho/RO, 31 Março 2024 11:32:37
RONDÔNIA

Saúde da Família: projeto amplia atendimento à comunidades

Em Porto Velho 290.937 pessoas vivem sem a cobertura de assistência das equipes da Saúde da Família. Diante desse cenário o..

Por Assessoria
A- A+

Publicado: 02/08/2019 às 10h12min

Foto: divulgação

Em Porto Velho 290.937 pessoas vivem sem a cobertura de assistência das equipes da Saúde da Família. Diante desse cenário o Departamento de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde Municipal de criou o Projeto de Atenção Básica na Comunidade que visa garantir melhorias na saúde da Capital. O projeto atende famílias de bairros em situação de vulnerabilidade social, não contempladas pelas equipes da Saúde da Família.

Segundo a secretária municipal de saúde, Eliana Pasini, a proposta é facilitar o acesso da comunidade sem cobertura ao diagnóstico e tratamento precoce, “São oferecidos serviços de saúde, educação em saúde, dentre outras ações informativas visando a prevenção e integrando a assistência da Atenção Básica e Vigilância em saúde”, disse.

Através do projeto já foram atendidas 31.321 mil pessoas em saúde primária, no período de agosto a dezembro de 2018, em duas edições realizadas por bairro. Jardim Santana, Planalto, Três Marias e Cascalheira, todos bairros localizados na Zona Leste de Porto Velho, uma das maiores regiões da Capital, receberam atendimento.

Coordenado pelo Departamento de Atenção Básica, através das servidoras Cleide Silva e a assistente social Iolanda Souza Silva, o projeto representa uma ação conjunta da Semusa, com profissionais da rede municipal de saúde e instituições de ensino superior, técnico e privado.

A atenção primária à Saúde no município de Porto Velho conta atualmente com 66 equipes da Estratégia da Saúde da Família, representando 44% de cobertura da população porto-velhense de 519.531 (IBGE- 2018), por meio de 19 Unidades de Saúde da Família na zona urbana e 19 unidades na zona rural.



Deixe o seu comentário