Porto Velho/RO, 19 Março 2024 15:30:12
Diário da Amazônia

Sebrae oferece consultoria financeira gratuita online

Manter a saúde financeira da empresa é fundamental para atravessar este período

A- A+

Publicado: 15/04/2020 às 13h12min

Com a crise decorrente do isolamento forçado pelas medidas necessárias à contenção do avanço da pandemia Covid 19, o Sebrae em Rondônia tem realizado consultorias online para que os donos de pequenos negócios consigam organizar suas finanças. A diminuição das vendas exige soluções para que os empreendedores possam projetar os orçamentos de maneira simples e estruturada, os analistas do Sebrae permanecem em atendimento aos clientes com propostas que trazem resultados às suas diferentes situações. Na maioria das vezes, as respostas dependem de um correto diagnóstico da situação das empresas, com ele, é possível descobrir quais são os verdadeiros problemas que dificultam a elaboração de um fluxo de caixa compatível com os bons resultados na relação entre custos e receitas. Os recursos de tecnologia da inovação e o atendimento remoto oferecido pelo Sebrae têm contribuído para a sobrevivência dos pequenos negócios em meio à crise.

Na visão do Sebrae, o Coronavírus é uma ameaça real aos pequenos negócios de todo o Brasil. Por isso, foi elaborado um guia de gestão financeira para apoiar os empresários neste momento de instabilidade econômica. Os interessados podem se valer desta alternativa acessando o site do Sebrae para conseguir esta valiosa ferramenta de gerenciamento na administração de suas empresas. O material traz orientações sobre como realizar um controle das finanças mais preciso diante de complicações nos negócios no atual cenário, que envolvem redução no movimento de clientes, faturamento menor, diminuição na produção, entre outras.

Seguem dicas rápidas de como se preparar para a queda na arrecadação de dinheiro. A primeira medida é fazer uma previsão das despesas da empresa para os próximos dois ou três meses. Assim, é possível priorizar aquelas fundamentais para a operação do negócio.

Depois, procure ajustar as despesas de acordo com a situação, evite os gastos, a não ser que sejam extremamente necessários, e negocie um aumento nos prazos de pagamento dos seus compromissos com fornecedores e instituições financeiras. Além disso, adote medidas que permitam um aumento do seu faturamento, como criar promoções de produtos encalhados no estoque, oferecer serviços de entrega e ampliar as formas de pagamento.

Mais uma vez, é importante lembrar também de fazer a gestão do fluxo de caixa da empresa para não correr o risco de não ter dinheiro para pagar seus compromissos. Se não souber como fazer, confira nossos cursos online e gratuitos sobre o assunto.

Em mais uma atividade para superar o isolamento, o Sebrae em Rondônia está em preparação de uma nova fase para prestar consultoria online, com especialistas que darão atenção diferenciada aos clientes. Na etapa atual realiza o processo de identificação das empresas que serão atendidas. Estas serão avaliadas por um técnico da respectiva unidade regional e depois encaminhadas para o atendimento de até 4h com o consultor contratado. Os consultores são pessoas jurídicas selecionadas por unidades estaduais e compõem o Cadastro Nacional de Prestadores de Serviço de Instrutoria e Consultoria. A principal orientação neste momento é ajudar empresárias e empresários na organização financeira (entradas, saídas, a receber e a pagar) proporcionando melhor definição de suas prioridades.

Neste momento há muitos empresários interessados nas linhas de crédito que existem e que estão sendo lançadas, e com esta organização financeira o empresário tem um referencial de onde, quanto e para que solicitar o crédito se for o caso.

Não deixe de buscar orientações sobre como reagir diante deste cenário de pandemia. O Sebrae em Rondônia pode atendê-lo também remotamente. Acesse nosso portal de atendimento em www.sebrae.ro. Ligue para nossa Central de Relacionamento 0800 570 0800, envie mensagens por Whatsapp (69) 98130-5656, acesse nosso portal de ensino à distância www.sebrae.com.br/cursosonline ou siga o Sebrae em Rondônia nas redes sociais (@sebraero).

FONTE: Gente de Opinião



Deixe o seu comentário