Porto Velho/RO, 23 Setembro 2021 22:17:04
Meio Ambiente

Sedam promove IV Dia de Campo Florestal na Fazenda Manoa

Durante o evento, foi oferecido um curso teórico com fundamentos da anatomia da madeira

A- A+

Publicado: 11/09/2021 às 12h02min

(Foto: Miro Costa / Sedam)

O governo do Estado de Rondônia vem dando uma atenção especial para a questão florestal no Estado e, para tanto, por determinação do governador coronel Marcos Rocha, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental de Rondônia (Sedam), na pessoa do secretário Marcilio Leite LopesZ, promoveu no período de 3 a 7 de setembro último
o IV Dia de Campo Florestal, tendo como local a fazenda Manoa, no município de Cujubim.

Na sexta-feira (3) ocorreu o encontrado no “campus” da Sedam o alinhamento das atividades que seriam desenvolvidas durante todo o Dia de Campo Florestal.

A abertura do evento foi feita pela secretário Marcílio Lopes e contou com a apresentação das infraestruturas do Centro de Educação Florestal (Manoa-Ceflom), feita por Hermínio Fernandes da Silva Neto, que abordou as questões atinentes a Manoa Sustentável.

(Foto: Miro Costa / Sedam)

“É importante as parcerias que o governo de Rondônia vem formalizando com empresas, autarquias e órgãos que desenvolvem ações ambientais sustentável e que são importantes aliados na preservação e conservação do meio ambiente. Essa atividade que estamos desenvolvendo com a Manoa, que sinaliza para que possamos continuar trabalhando em parceria e mostrando que é possível tratar as florestais de forma sustentável”, destacou o secretário Marcilio.

No sábado (4), a equipe técnica da fazenda Manoa, responsável pelas atividades florestais, foi apresentada para os profissionais da Sedam e puderam debater os trabalhos sociais, o inventário florestal de precisão e a exploração florestal de baixo impacto e sistema de controle da Manoa, além da troca de informações entre os técnicos e engenheiros da Sedam e Manoa.

Durante o IV Dia de Campo Florestal foi oferecido um curso teórico com fundamentos da anatomia da madeira para os técnicos presente ao evento.

Herminio Fernandes destacou as práticas referente a identificação botânica, identificação das madeiras nas esplanadas, exploração florestal de baixo impacto, segurança no trabalho na exploração florestal, procedimentos de campo para abate, arraste, traçamento, cadeias de custódia e cubagem de toras, além da apresentação do sistema de controle de exploração florestal da empresa Manoa Sustentável e, finalmente, a declaração de corte e traçamento no
Sinaflor+.

(Foto: Miro Costa / Sedam)

O evento contou com as participações de Jandir Marciel Spíes – engenheiro florestal da Manoa; Diego Enrique Gonçalves, coordenador do Desenvolvimento do Codef; Natanael Pinheiro da Silva – engenheiro florestal da Sedam; Hugo de Alencar Coelho, engenheiro florestal, além de estagiários da Sedam. (A.I.)



Deixe o seu comentário