Porto Velho/RO, 25 Março 2024 10:01:39
Diário da Amazônia

Sede regional da Seagri e Emater é instalada em Vilhena para atender o Cone Sul do Estado

Para melhor prestar assistência e extensão rural aos produtores do Cone Sul de Rondônia, assim como o desenvolvimento de programas e..

A- A+

Publicado: 16/10/2020 às 15h05min | Atualizado 16/10/2020 às 15h06min

Localizada na rua Carlos D. Obregon, 384, no bairro Jardim América, a sede regional possui em uma extensão da área plantios para incentivo das boas práticas da agricultura

Para melhor prestar assistência e extensão rural aos produtores do Cone Sul de Rondônia, assim como o desenvolvimento de programas e projetos de incentivo ao agronegócio, a logística e fluxo de serviços da Secretaria de Estado de Agricultura (Seagri) e da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater-RO), foram ajustadas na região, e a sede regional foi transferida de Colorado do Oeste para Vilhena.

O governador, coronel Marcos Rocha, esteve no local na quinta-feira (15) e incentivou o crescimento do agronegócio. O Estado é destaque em várias cadeias produtivas. É o 5º maior produtor de café do país e o maior produtor de café da região Norte do Brasil. Encontra-se em 7º lugar no ranking nacional de produção de leite e em 1º lugar da região Norte. Ocupa o primeiro lugar no ranking de maior produtor de peixes nativos, e a terceira posição em exportação de tambaqui. Além da 6ª colocação como maior produtor de rebanho do País com cerca de 14 milhões de cabeças de gado.

Sede regional possui em uma extensão da área plantios para incentivo das boas práticas da agricultura

O governador parabenizou a dedicação dos servidores de Rondônia em prestar um bom serviço nessa área, e ainda destacou que todos devem estar unidos pelo desenvolvimento do Estado. ‘‘Não nasci em Rondônia, mas amo de verdade esse Estado. Sou agradecido primeiramente a Deus, e depois a Rondônia’’, disse.

Marcos Rocha apontou ainda os índices positivos que Rondônia tem alcançado como o primeiro lugar em transparência com reconhecimento nacional e internacional e a capacidade de pagamento triplo A, o que demostra solidez fiscal.

‘‘Apenas dois estados conquistaram isso: Rondônia e Espírito Santo’’, conta entusiasmado o governador, após vencer o deficitário ano de 2019 e despontar na economia mesmo em ano de pandemia. Fruto de um trabalho preciso e estratégico em diversos eixos, inclusive no agronegócio.

POTENCIALIDADE

O Cone Sul do Estado se destaca pela grande diversidade de produção da agricultura familiar de Rondônia. A região é referência em diversas cadeias produtivas como: soja, milho, algodão, hortaliças, com destaque para o pimentão e o tomate, pecuária de corte e de leite, e está entrando em uma nova cadeia que é a cadeia do café clonal.

A Emater-RO também tem sido a grande parceira no desenvolvimento da região. Amparada pelo incentivo do governo estadual, por meio da Seagri, e apoio de órgãos parceiros, tem levado ao setor produtivo, através de seus sete escritórios locais, programas e projetos de grande importância para o desenvolvimento da agricultura, programas e projetos esses que também vem contribuindo para o crescimento social e econômico dos municípios de seu entorno.

Dentre os projetos trabalhados pelos sete escritórios locais da região Cone Sul, no período de setembro de 2019 a setembro de 2020 destacam-se atividades como: regularização de organização social rural, apoio aos benefícios concedidos pela previdência social, apoio ao auxílio emergencial, execução do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), programa Previna-se, além de palestras, elaboração de projetos, programas de rádio e participação e realização de feiras, cursos, campanhas, mutirões e reuniões.

INCENTIVO AS BOAS PRÁTICAS

Localizada na rua Carlos D. Obregon, 384, no bairro Jardim América, a sede regional possui em uma extensão da área plantios para incentivo das boas práticas da agricultura.

Vilhena e municípios no entorno são considerados uma região com grande demonstração da força da produção de grãos e da agropecuária. De acordo com o secretário da Seagri, Evandro Padovani, o município serve de vitrine de tecnologias e inovações voltadas para o campo.

Inserido no Cone Sul, o município é acompanhado de mais seis que configuram essa região: Cabixi, Cerejeiras, Chupinguaia, Colorado do Oeste, Corumbiara e Pimenteiras do Oeste.

A visita à nova sede da Seagri/Emater em Vilhena faz parte dos compromissos do governador no Cone Sul do Estado, que já incluiu o pouso no aeroporto, onde deu ordem de serviço para construção de cercas patrimoniais nos aeroportos de Cacoal e Vilhena, e ainda o fortalecimento de armamento para segurança pública com entrega de fuzis ao 3º Batalhão da Polícia Militar.

Entre os que estiveram presentes na visita à nova sede da Emater/Seagri estão o presidente da Emater, Luciano Brandão e os deputados Ezequiel Neiva, Luizinho Goebel e Rosangela Donadon.

(Portal do Governo do Estado de Rondônia)



Deixe o seu comentário