Porto Velho/RO, 27 Março 2024 05:55:40
Diário da Amazônia

Segunda via do Título de Eleitor só até amanhã

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) alerta os eleitores que perderam o Título e precisam pedir a segunda via para procurar o cartório..

Por Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 24/09/2014 às 13h00min

Quem perdeu o Título deve se dirigir ao Cartório Eleitoral para emissão da segunda via

Quem perdeu o Título deve se dirigir ao Cartório Eleitoral para emissão da segunda via

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) alerta os eleitores que perderam o Título e precisam pedir a segunda via para procurar o cartório eleitoral mais próximo até amanhã, último dia para a emissão do documento antes das eleições gerais do próximo dia 5. De acordo com o Código Eleitoral (artigo 52), a Justiça Eleitoral só pode emitir a segunda via do título de eleitor até 10 dias antes do pleito.
Nas eleições deste ano, mais de 142 milhões de eleitores brasileiros vão escolher os novos presidente e vice da República e também os novos governadores, senadores, deputados federais, deputados estaduais ou deputados distritais.
Em 2009, a Lei 12.034 passou a exigir o Título de Eleitor e o documento com foto na hora de se identificar para votar. No entanto, o Supremo Tribunal Federal (STF) derrubou essa regra e o eleitor que souber a sua seção eleitoral, mas não tiver o Título, poderá votar apresentando apenas o documento com foto.
Porém, o Título de Eleitor é um documento importante para identificar o local de votação e a seção eleitoral, facilitando ao cidadão exercer o direito ao voto no dia de escolher seus representantes.
Os interessados em solicitar a reimpressão do Título devem comparecer a qualquer cartório eleitoral, mesmo que não seja na cidade onde mora, e apresentar um documento oficial com foto. A nova via do Título mantém as mesmas informações da via original e é impressa na mesma hora. No entanto, só pode pedir a reimpressão o eleitor que já tinha o Título ou o solicitou até 5 de maio deste ano, data em que foi fechado o cadastro eleitoral para estas eleições. (Assessoria TSE)



Deixe o seu comentário