Porto Velho/RO, 29 Março 2024 17:25:20
Diário da Amazônia

Sejucel discute Maracujá com dirigentes dos grupos folclóricos

Dirigentes das entidades representantes dos grupos folclóricos de Porto Velho, participaram na manhã de ontem 02, no teatro Guaporé, da..

Por Assessoria
A- A+

Publicado: 03/04/2019 às 09h51min

Dirigentes das entidades representantes dos grupos folclóricos de Porto Velho, participaram na manhã de ontem 02, no teatro Guaporé, da reunião convocada pelo Superintendente da Sejucel Jobson Bandeira na qual foi colocada para apreciação dos folcloristas, as diretrizes do governo de Rondônia para a realização da 39ª Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás – Arraial Flor do Maracujá.

Segundo o superintendente da Sejucel. “Nossa intenção é realizar o Flor do Maracujá deste ano, dentro da legalidade, para tanto, dependemos apenas da colaboração dos grupos folclóricos, da garantia da participação dos grupos em sua maioria.

Fomos informados que existem cadastrados quarenta (40) grupos, se apenas 19, concordarem em participar, o Arraial pode até acontecer, porém sem a participação do governo do estado”, disse Jobson. O superintendente também foi enfático ao afirmar, que cumprindo orientação de órgãos controladores como o Ministério Público e Tribunal de Contas o governo do estado fica impossibilitado de firmar parceria com entidades que representam os grupos folclóricos que estejam inadimplentes com o governo. “Por isso estou abrindo o jogo com vocês: Se não contarmos com a adesão da maioria absoluta dos grupos folclóricos, não vamos firmar compromisso de realizar o evento este ano”. Disse Bandeira.

O presidente da Federação de Quadrilhas, Bois Bumbás e Grupos Folclóricos de Rondônia – Federon Fernando Rocha usou da palavra e fez um breve histórico sobre a realização do Arraial sob a coordenação de sua entidade desde 2014. “Ao contrário do que andam falando, a Federon desde 2014 vem realizando o Flor do Maracujá sem contar com aporte financeiro para os grupos, nem do governo estadual e nem do municipal e mesmo assim o Arraial jámais deixou de acontecer”, disse Fernando, contestando o Superintendente: “Gostaria que o senhor nos apresentasse, um documento qualquer, de qualquer dos órgãos de fiscalização como MP e TCE afirmando que a Federon não pode coordenar a realização do Flor, se o senhor me apresentar esse documento a Federon aceita ficar de fora”. Enquanto os representantes da Liga do Bois Bumbás – Guarnecer (Aluízio Guedes), União dos Grupos de Quadrilhas Juninas – Unajup (Mary Ciaynne) e o Presidente da recém-criada Associação de Bois Bumbás do Estado de Rondônia (Alex do Boi), foram claros ao afirmarem que suas entidades, apoiam a Federon e solicitaram ao Superintendente da Sejucel um tempo para se reunirem e decidirem se aceitam ou não a proposta do governo.

Flor do Maracujá em Junho

O superintendente Jobson Bandeira garantiu aos folcloristas, que graças ao apoio da deputada federal Mariana Carvalho e do deputado estadual Eyder Brasil e da parceria com a Funcultural de Porto Velho, o Flor do Maracujá está praticamente pronto. “Assim sendo, garantimos sua abertura, para o dia 28 de junho e término em 7 de julho, porém, tudo depende de vocês aceitarem a proposta do governo do estado”, finalizou Jobson.



Deixe o seu comentário