Porto Velho/RO, 27 Março 2024 05:56:24
Diário da Amazônia

Sem coveiros, filhos enterram o próprio pai morto por coronavírus

Em Manaus, familiares passaram três dias em busca do corpo do idoso, após unidade de saúde não saber informar onde estava o cadáver

A- A+

Publicado: 27/04/2020 às 15h00min

crise sanitária provocada pela pandemia de coronavírus levou uma família do Amazonas a viver um verdadeiro pesadelo em vida. Os filhos de Joaquim Lopes da Silva, de 82 anos, receberam a notícia da morte do pai, mas não tiveram acesso ao idoso, vítima da Covid-19. Após três dias de buscas, encontraram o corpo do homem em um contêiner frigorífico. Empilhado em outros cadáveres. Com os coveiros parados, tiveram de enterrar, com as próprias mãos, o pai, no cemitério de Manaus.

John Magno Máximo, filho do idoso, contou que o corpo não foi encontrado na unidade de saúde em que o pai morreu. “Muitos corpos em cima do outro, sem identificação nenhuma. Nós tivemos que nos arriscar, tivemos que nos arriscar dentro do freezer, dentro do frigorífico para identificar nosso pai”, disse Máximo, ao portal G1.

Com a falta de coveiro, os filhos tiveram que enterrar o próprio pai no cemitério da cidade. “Nós mesmos estamos enterrando ele, porque não tem coveiro, não tem ninguém da administração, ninguém para nos ajudar”, afirmou o filho de Joaquim Lopes da Silva.

Por nota, a prefeitura de Manaus disse que a situação foi um fato isolado e que o caso vai ser apurado.

“A Prefeitura de Manaus informa que o lamentável ocorrido é um caso isolado e não representa o trabalho sério que o município vem realizando, com critérios e zelo, neste momento de pandemia pelo novo coronavírus. A prefeitura informa ainda que vai apurar a conduta dos responsáveis e tomar as medidas cabíveis”, disse, em texto.

Segundo a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), o número de infectados pelo novo coronavírus no Amazonas passa de 3,8 mil, com 300 mortes confirmadas.

FONTE: Metrópoles



Deixe o seu comentário