porto velho - ro, 22 Setembro 2019 01:17:58

    CarlosSperança

    coluna

    Publicado: 26/06/2019 às 15h59min | Atualizado 26/06/2019 às 16h06min

    A-A+

    Sem horário eleitoral, dono da máquina leva vantagem em Candeias

    Pacote explosivo Há sinais de que a economia mundial vai esfriar ainda mais. Sendo ela o principal elemento da segurança de um país, há..

    Pacote explosivo
    Há sinais de que a economia mundial vai esfriar ainda mais. Sendo ela o principal elemento da segurança de um país, há uma onda nacionalista que orienta a preparação dos países para guerras. Nesse contexto, cada nação se acha no dever de proteger instalações vitais e regiões com grande potencial de riquezas – neste caso, impossível não pensar na Amazônia.
    A guerra comercial não derrama sangue, mas pode causar desordem. Na ciberguerra, os “soldados” também não matam, mas ao invadir sistemas informatizados acumulam grande potencial destrutivo, abrindo campo às chantagens e dando mais poder de fogo ao lado já forte. Pode haver também uma guerra pelo controle do clima? Difícil não vê-la em preparo, iniciada na batalha da informação entre o governo e ambientalistas.
    As escaramuças entrarão em nova etapa com o lançamento mundial, no início de julho, da série Aruanas, que junta feminismo político e ativismo ambiental num pacote explosivo. E a julgar pelas reações aos documentos preparatórios do Sínodo dos Bispos, no vaticano, tudo vai render muito bafafá. Só não haverá conflito se alguém com juízo encontrar a fórmula perdida da negociação e do entendimento.
    …………………………………………..

    Na região
    A bancada federal amazonense e representantes da Zona Franca convidaram o presidente Jair Bolsonaro (PSL) para participar da abertura do encontro dos governadores da região amazonica no próximo mês de agosto. Na ocasião, todo mundo estará na expectativa, que ele não venha de mãos abanando e anuncie benefícios para a região, como uma medida provisória para a pavimentação da BR-319.

    Reserva de leitos
    Com um primeiro semestre produtivo, a Assembléia Legislativa de Rondônia se encaminha para o recesso parlamentar. Muitas matérias do interesse do Executivo foram aprovadas e entre tantas propostas apresentadas pelos deputados, ressalto o da lavra do deputado Alex Silva que obriga os hospitais públicos a reservar leitos para internações de pacientes com cirurgias de emergência.

    Caos diminui
    Em vista da transferência de mais de 600 detentos do Complexo Urso Branco para o novo presídio inaugurado em Porto Velho, finalmente começa a diminuir o caos penitenciário no estado. Vivenciamos nos últimos anos uma superlotação nos presídios alavancados pelo tráfico de drogas. Mais de 70 por cento da violencia em Rondônia tem como origem o narcotráfico.

    Horário gratuito
    A eleição suplementar em Candeias, programada para acontecer em 7 de julho não esta empolgando. Sem horário gratuito nas emissoras de rádio e televisão para a propagação das propostas, os quatro candidatos tem dificuldades em se apresentar ao eleitorado. Vai levando vantagem na largada o prefeito tampão Lucivaldo Patrício (DC), que tem a máquina na mão.

    A mobilidade
    Devido ao crescimento da região onde esta encravada a Estrada da Penal, em Porto Velho, em vista da implantação de tantos loteamentos bem sucedidos e já bem povoados, o trânsito esta ficando infernal nos horários de picos nas avenidas de acesso. Trata-se de mais um problema de mobilidade urbana que tende só a aumentar naquela Zona de Expansão.

    Via Direta
    *** A sífilis tem aumentado assustadoramente em Rondônia nos últimos anos. Todo cuidado é pouco*** O Solidariedade projeta alcançar prefeituras importantes no interior do estado de Rondônia no ano que vem *** Com o ex-deputado federal Carlos Magno em Ouro Preto do Oeste, com o ex-deputado estadual Jidalias Tiziu em Ariquemes *** Na capital, numa revanche com o prefeito Hildon Chaves, o ex-prefeito de Porto Velho Mauro Nazif (PSB) começa a costurar alianças para retornar ao Paço Tancredo Neves.


    Escreva um comentário

    sobre Carlos Sperança

    Um dos maiores colunistas político do Estado de Rondônia. Foi presidente do Sinjor. Foi assessor de comunicação do governador José Bianco entre outros. Mantém uma coluna diária no jornal Diário da Amazônia.

    Arquivos de colunas