Porto Velho/RO, 19 Março 2024 05:56:58
Diário da Amazônia

Sema intensifica ações de núcleo

Nos próximos dias os serviços serão realizados na avenida Rio Madeira. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema), por meio do..

A- A+

Publicado: 16/10/2014 às 14h14min | Atualizado 27/04/2015 às 20h46min

Nos próximos dias os serviços serão realizados na avenida Rio Madeira.

Equipe realiza podas das copas das árvores de canteiros centrais das vias da cidade

Equipe realiza podas das copas das árvores de canteiros centrais das vias da cidade

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema), por meio do Núcleo de Arborização Urbana, está realizando serviços de podas das copas das árvores de canteiros centrais de importantes vias da cidade. Os trabalhos já aconteceram na avenida Presidente Dutra, na rua José Camacho com Presidente Dutra até a rua Lauro Sodré, e da Lauro Sodré até a avenida Jorge Teixeira.

Nos próximos dias os serviços serão realizados na avenida Rio Madeira, entre a BR-364 e avenida dos Imigrantes. A atenção está sendo dada aos canteiros centrais das vias. O objetivo é fazer o rebaixamento das copas das árvores, a fim de prevenir danos com a ação das chuvas e ventos, que são fenômenos típicos do período do inverno na região.

O Núcleo de Arborização Urbana está operando a partir do Parque Circuito, onde foi instalada sua base.
A equipe de plantio realizou serviços recentes de implantação de novas árvores, como os que foram realizados no Parque da Cidade. A equipe de podas conta com apenas oito homens equipados.

“São muitos os pontos que precisam de atenção e a equipe é ainda pequena. Recentemente, realizamos um curso de capacitação para o trabalho de podas, mas o maior aprendizado tem sido obtido mesmo com a prática”, explicou Denis Oliveira, coordenador do núcleo.

 Denis Oliveira, coordenador do Núcleo de Arborização

Denis Oliveira, coordenador do Núcleo de Arborização

De acordo com o cronograma da equipe de podas, os serviços nas avenidas Guaporé, Rio Madeira e Nações Unidas devem ser efetivados até o fim da primeira quinzena de novembro. Quanto à equipe de vistorias, ela está atualmente realizando levantamentos acerca da Castanheira que fica junto à calçada do Estádio Aloísio Ferreira e do ipê-amarelo da rua Jatuarana.

A finalidade é a medição e coleta de informações sobre o estado dessas árvores que deverão ser tombadas como patrimônios do município.
“O ipê da Jatuarana é um caso muito interessante. Foi instalado um poste de madeira na rua, mas ele passou a se desenvolver como uma árvore e se tornou o frondoso ipê da rua Jatuarana. Tanto ele como a castanheira do estádio se tornarão patrimônios do município. Com esse tombamento, essas árvores receberão mais proteção e maiores cuidados”, informou o coordenador.



Deixe o seu comentário