Porto Velho/RO, 31 Março 2024 13:48:07
Diário da Amazônia

Semáforos são sicronizados pela Semtran

“Onda verde” garante melhorias em fluidez e mobilidade ao trânsito.

Por Assessoria
A- A+

Publicado: 15/03/2017 às 07h00min

Medida visa melhorar o tráfego dos veículos nas vias mais movimentadas da cidade

Quem nos últimos dias passa pelas principais avenidas de Porto Velho em que há sinalização semafórica – seja pedestre ou usuário de veículos coletivos ou individuais – tem percebido sensível melhora no fluxo do tráfego. Isso está sendo possível graças ao plano de sincronismo nos semáforos da cidade, com ciclos que variam de 70 a 165 segundos.

Chamado “onda verde”, o sincronismo foi implantado nas ruas e avenidas de maior tráfego, proporcionando conforto e mobilidade no trânsito. São elas: Sete de Setembro, Pinheiro Machado, Rafael Vaz e Silva e Rio Madeira (Francisco Chiquilito Erse), entre Amazonas e Rio de Janeiro, além da Governador Jorge Teixeira e da Carlos Gomes, Calama e Abunã.

A melhoria do sistema começou a funcionar ainda em fase de testes na semana passada. De acordo com a Semtran (Secretaria de Trânsito, Mobilidade e Transporte), a sinalização terá os seguintes ciclos: 70 segundos, 100 segundos, 120 segundos, 145 segundos e 165 segundos. No caso da avenida Governador Jorge Teixeira, que em alguns trechos também denomina-se BR-319, o sincronismo varia entre 95 a 165 segundos.

Mais

A proposta da prefeitura, através da Semtran, é implantar o sincronismo onde for necessário para reduzir, senão eliminar, os gargalos e congestionamento. Já há iniciativas nesse sentido, por exemplo, para as avenidas Jatuarana, Mamoré, Guaporé, das Nações Unidas e José Amador dos Reis.

Monitoramento é feito On line

O secretário de Transportes Marden Negrão explica que, com a intervenção no sistema operacional, “buscamos dar maior fluidez ao trânsito de Porto Velho, através da elaboração de um plano de sincronismo pela central semafórica, com ciclos na chamada ‘onda verde’ nas vias onde, dependendo do horário (pico ou entrepico), os ciclos se alternam entre si, beneficiando a circulação e a fluidez do trânsito”.

Segundo ainda o titular da Semtran, alguns cruzamentos que dispõem de semáforos são controlados e monitorados de forma online, a partir do Centro de Controle Operacional, onde “dependendo da necessidade, os técnicos responsáveis estabelecem planos de sincronismo, de forma a dar maior conforto e mobilidade no trânsito, de acordo com os planos de gestão do prefeito dr Hildon para a cidade”.

Horizontal 

Para garantir a eficiência do sincronismo, a Semtran trabalha ainda fazendo levantamento da necessidade de sinalização vertical e horizontal, com placas e faixas de pedestres em vias transversais às que contam com semáforos.

 

 



Deixe o seu comentário