Porto Velho/RO, 22 Março 2024 11:11:22
Diário da Amazônia

Semagric intensifica programa para incentivar produção de mel

A nova investida segue a política do prefeito Hildon Chaves em diversificar a produção rural

A- A+

Publicado: 05/09/2019 às 09h49min

A Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento inicia nos próximos dias o programa de incentivo a produção de mel, conforme informou o titular da pasta, Luiz Cláudio Pereira. Para ele o município de Porto Velho tem potencial comprovado para a produção de mel, principalmente se aproveitadas as áreas de preservação permanente.

O primeiro passo, segundo os técnicos da Semagric, é cadastrar os apicultores que já estão em atividade e novos interessados na criação de abelhas.

Luiz Cláudio destacou que a apicultura é um dos projetos inseridos no fortalecimento da agricultura e serve ainda para garantir a polinização nas lavouras de café e produção de frutas, já que as abelhas são indispensáveis em sistemas de produção rural em qualquer parte do mundo.

“A intenção da Semagric é diversificar a agricultura familiar, estabelecendo incentivos extras para o produtor rural, jovens e mulheres”, destacou Luiz Cláudio, acrescentando que o plano é organizar os apicultores em atividade, inserir novos criadores e oferecer cursos de capacitação através da interação com regiões que já tem expertise na atividade.

Um cronograma de cursos de capacitação está sendo elaborado pelos técnicos da Semagric, em parceria com a Emater. “A produção de mel in natura é lucrativa e pode ter muito valor agregado quando se aproveita subprodutos como o pólen, própolis e até mesmo a cera”, citou o titular da Semagric.

Os interessados devem procurar a Semagric (Rua Mário Andreazza 458 – Bairro Mariana – Porto Velho) para formalização de cadastros, munidos de documentos pessoais e comprovante de endereço.

Fonte: Comdecom



Deixe o seu comentário