Porto Velho/RO, 25 Março 2024 19:56:12
Diário da Amazônia

Semana da Água: Semeia terá duas atividades no dia 22

Dia Mundial da Água foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 22 de março de 1992

Por Redação Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 15/03/2019 às 16h30min | Atualizado 15/03/2019 às 16h31min

A Secretaria de Meio Ambiente (Semeia) da prefeitura de Ji-Paraná, anunciou ontem (14) que está preparando duas atividades para comemorar o Dia Mundial da Água que acontecerá no próximo dia 22. As ações acontecerão em parceria com o Instituto Federal de Rondônia (Ifro). A informação foi prestada pela secretária Kátia Casula, que se diz preocupada com questão acelerada da degradação de igarapés e rios situados na região deste município.

O Dia Mundial da Água foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 22 de março de 1992, desde então, se debate os mais diversos temas relacionados a este importante bem natural. É de conhecimento de todos que dois terços do planeta terra são formados por água, e a razão é que apenas pouco mais de 0,008 %, do total da água do nosso planeta é potável, ou seja, própria para consumo.

Outro fator de conhecimento é que grande parte das fontes da água como: rios, lagos e represas está sendo contaminada, poluída e degradada pela ação predatória do homem. Esta situação é preocupante, pois poderá faltar, num futuro próximo, água para o consumo de grande parte da população mundial. Esta foi a razão principal para o Dia Mundial da Água, ser instituído. A ONU, também em 22 de março daquele ano divulgou o documento “Declaração Universal dos Direitos da Água”.

Atividades

Kátia Casula relatou que a primeira atividade alusiva ao Dia Mundial da água será a realização de um Pit Stop, marcado para acontecer no cruzamento da BR com Seis de Maio, primeiro distrito, quando será distribuída água para condutores de veículos e pedestres, além de uma muda de árvore do Viveiro Municipal e uma mensagem de conscientização, em texto. “Precisamos que a nossa comunidade se conscientize da importância da conservação da água para a nossa sobrevivência e a necessidade de se plantar árvores”, alertou. Já a segunda atividade, também em parceria com alunos dos cursos de Técnico e Floresta e Engenharia Florestal do Ifro, será em área de preservação ambiental.

A secretária da Semeia fez também um breve diagnóstico da situação do município. Por exemplo, ela citou os casos das enchentes e seus transtornos que são resultados da ação do homem sobre o Meio Ambiente citando o fato da impermeabilização do solo de forma excessiva, retirada de árvores das margens dos rios, constantes e imprudentes, retiradas por pessoas sem medir suas consequências no futuro. “Essas ações fazem com que igarapés sofram assoreamentos, e com isso, transbordando com muita facilidade em época de chuvas, provocando alagamentos e muitos danos tanto ambiental, material e até com perdas de vidas”, lamentou.



Deixe o seu comentário