Porto Velho/RO, 24 Março 2024 22:14:26
Diário da Amazônia

Semana será decisiva para a pecuária de Rondônia

Técnicos e auditores do Ministério da Agricultura e Pecuária, estarão em Porto Velho auditando Agência Idaron e visitando áreas rurais.

A- A+

Publicado: 13/10/2019 às 04h09min

De 14 a 18 de outubro, técnicos e auditores do Ministério da Agricultura e Pecuária, estarão em Porto Velho auditando Agência Idaron e visitando áreas rurais constatando in loco se todos os protocolos para retirada da vacina contra a febre foram cumpridos. Essa auditoria é rigorosa em todos os sentidos, nada pode estar fora do lugar, pois, caso contrário o estado de Rondônia será o maior prejudicado ficando impedido de exportar carne para o Mercado Comum Europeu.

Os vizinhos estão de olho

Paraná e Rio Grande do Sul, com suas bancadas políticas no Congresso Nacional, estão de olho sincronizados no resultado desta auditoria do Ministério da Agricultura, em Rondônia, uma vez que tecnicamente os dois estados sulistas prontos para assumir o processo de exportação para o exigente Mercado Comum Europeu. Na verdade, é uma prova de fogo para os técnicos de Rondônia e Acre responsáveis pela sanidade de um rebanho bovino que juntos somam mais de 20 milhões de cabeças.

Data de vencimento

Os auditores do Ministério da Agricultura, tem de 1º de janeiro a 30 de abril de 2020 para anunciar oficialmente o resultado da auditoria no estado. Se de fato a vacina contra a febre aftosa venha a serretirada oficialmente, as porteiras estarão abertas para Rondônia e Acre exportar carne para o mundo inteiro, entesourando dólares e euro.

Tambaqui de Rondônia na terra da garoa

O governador Marcos Rocha, o secretário de Agricultura, Evandro Padovani, estão apostando todas suas fichas no sucesso do evento programado para 9 e 10 de novembro, Na Ceagesp em São Paulo, quando serão degustadas 14 mil bandas de tambaqui assadas na brasa. Essa parceria entre o governo de Rondônia e o empresariado regional na área da piscicultura com certeza abrirá portas para futuros negócios no maior mercado consumidor do País.

Circuito de negócios do Banco do Brasil

De 21 a 24 de outubro, a carreta do agro do Banco do Brasil estará em Rondônia, realizando o circuito de negócios nas cidade de Vilhena, Ji-Paraná e Ariquemes. Conforme salienta, o superintendente regional Edison Lemos, o objetivo é divulgar aos produtores rurais as linhas de crédito implementadas pela instituição para desenvolver o agronegócio, tendo como destaque o compromisso de atender com eficiência, os grandes, médios e pequenos produtores rurais.

No tempo certo

As chuvas chegaram na hora certa e no tempo exato, facilitando a vida dos produtores rurais que iniciaram imediatamente o plantio da soja em todo o estado de Rondônia. Se São Pedro continuar colaborando com certeza teremos uma bela safra não só de soja, mas de milho safrinha também.

Aguardem

“Centro-Oeste e Rondônia depois de Getúlio e Juscelino” revelando que o Território de Rondônia, foi palco do maior processo migratório na história do Brasil.



Deixe o seu comentário