Porto Velho/RO, 31 Agosto 2021 10:55:17
Ji-Paraná

Semas reforça ações de apoio ao Conselho Tutelar

Os Conselheiros adaptaram o atendimento aos protocolos de segurança, para garantir a proteção e prevençã

A-A+

Publicado: 19/04/2021 às 14h40min

A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), tem oferecido aos Conselhos Tutelares de Ji-Paraná, mesmo com a pandemia  da Covid-19,  as condições necessárias para proteção dos direitos da criança e do adolescente. Os trabalhos são no sistema de plantão 24 horas, em Home Office. Os Conselheiros adaptaram o atendimento aos protocolos de segurança, para garantir a proteção e prevenção.

O Conselho Tutelar mantém o atendimento às demandas, especialmente no que se refere a denúncias de violação dos direitos das crianças e adolescentes. Contabilizando um aumento nas ocorrências de Conflitos Familiar como Guarda Compartilhados (visitas, regularização), Abandono de Incapaz (crime), Acolhimento (excepcionalidade) e Abusos e exploração sexual.

A Conselheira Tutelar, Lucilene Moura, disse que, “é uma missão que exige dedicação integral, carinho e sensibilidade.  É mais que ocupar um cargo público, é zelar pelos direitos das crianças e adolescentes, apesar de tantos percalços mais é recompensador, apesar de não ser reconhecido por grande parte da sociedade.” Disse.

Os trabalhos do  I Conselho Tutelar (1º Distrito) e II Conselho Tutelar (2º Distrito) são considerados essenciais, pois atuam permanentemente na orientação das famílias e, quando necessário, comparecem ao local da ocorrência, num trabalho frequente, em busca e manutenção dos direitos das crianças e dos adolescentes.

A titular da Semas, Ana Maria Santos, reconhece a importância do trabalho oferecido pelos  dois  Conselhos  em Ji-Paraná e afirma que a secretaria sempre terá uma equipe voltada a auxiliar o Conselho Tutelar. “É um trabalho desafiante, mas que pode ser realizado em conjunto com o Ministério Público e a comunidade”, concluiu.

O trabalho é basicamente norteado sob denúncias, por isso, sempre que se perceba abuso ou situações de risco contra crianças e adolescentes, o Conselho Tutelar deve ser acionado. As denúncias são tratadas sob sigilo.

1º Conselho Tutelar (69) 9.9236-7854 Plantão 24hs

Telefone fixo das 7h30min  até às 13h30min  (69) 3416-4064

Endereço: Rua: Mato Grosso, nº 671 Bairro Urupá.

2º Conselho Tutelar (69) 9.922-5628 Plantão 24hs

Telefone fixo das 7h30min até as 13h30min (69) 3422-7287

Endereço: Rua Divino Taquari, nº 2064 Bairro Nova Brasília



Deixe o seu comentário