Porto Velho/RO, 25 Março 2024 04:31:41
Diário da Amazônia

Semece finaliza formaturas da educação infantil do ano letivo

O tema escolhido para decoração deste ano foi o conto infantil “João e Maria”. 

Por Redação
A- A+

Publicado: 20/12/2018 às 08h12min

A Secretaria de Estado e Desenvolvimento Ambiental (Sedam) e a Polícia Militar Ambiental, responsáveis pela fiscalização dos rios na região central do Estado, especialmente, no chamado Período do Defeso, receberam criticas pela pouca presença no combate á pesca proibida. As criticas foram feitas durante a ação de limpeza do rio Machado no último domingo (16), quando foram retirados mais de 500 quilos de lixo do leito e margens do rio em uma extensão aproximada de 10 quilômetros.

Voluntários fizeram a retirada de mais de 500 quilos de lixo do leito e margens do rio. – Foto: Divulgação

Segundo o presidente da Associação Colônia de Pescadores Z-9, Manuel Batista, durante o evento associados procuraram a sede da instituição para reclamar da presença de aproveitadores da falta de fiscalização para praticar a pesca proibida. “Todos sabem que a pesca está proibida por Lei Federal do dia 15 de novembro á 15 de Março estando liberado determinada quantidade para o sustento de famílias que sobrevivem da pesca”, lembrou.

Manuel Batista, presidente da Z-9, lembrou que essa fiscalização é feita pela Polícia Ambiental e a Sedam, ambos os órgãos ligados ao Estado, e que desconhece os motivos dessa ausência. “Vou tentar saber o porquê que este ano a fiscalização apresentar estar tão fragilizada”, afirmou.

LIMPEZA

No último domingo (16) pela manhã, um grupo de pescadores associados da Colônia realizaram uma ação de limpeza dos rios Ji-Paraná e Ji-Paraná, em uma extensão aproximada de 10 quilômetros Ao final, foram retirados mais de 500 quilos de lixo nocivo a vida de lagos, igarapés, ilhas e rios da região central do Estado. O material foi encaminhado para a Lixeira Controlada. Manuel Batista disse que entre o material encontrado estavam caixa de televisores, garrafas pet, vidro, latinhas de cerveja e refrigerantes e grande quantidade de sacos plásticos que ao ser jogado no dentro dos rios pode significar a morte de muitos, principalmente o peixe.

RESULTADO DA DISPUTA

A ação continuou com a disputa da Corrida de Rabeta, nas águas do rio Ji-Paraná, em três categorias, tendo os seguintes resultados: Canoa com Toldo – 1º Luga, Bimba; 2º Lugar, Có e 3º Lugar, Lázaro. Voadeira – 1º Lugar, Cleuton, 2º Lugar, Bimba e em 3º Lugar, Marcos Amaral. Canoa Velocidade – 1º Lugar, Donizete, 2º Lugar, Luiz Sobrinho e em 3º Lugar, Luiz Pescador.

OUTRO LADO

Em contato com a 3ª Companhia de Polícia Ambiental, comandada pelo tenente PM Odlon Cláudio a reportagem foi informada que a fiscalização ainda não começou em decorrência da falta de combustível. Segundo o comandante, a companhia conta com 25 policiais e atende uma grande região que começa em Jaru até Vilhena e de Alta Floresta até o município de Costa Marques. O Diário tentou contato com a Sedam/Ji-Paraná mais não obteve êxito.



Deixe o seu comentário