Porto Velho/RO, 17 Abril 2024 09:54:07
Diário da Amazônia

Semed destaca avanços no Ensino durante Encontro Undime

O encontro Trimestral da Undime, na quarta-feira (4/7), no teatro Banzeiros, em Porto Velho, reuniu representantes de 47, dos 52..

Por Comdecom
A- A+

Publicado: 05/07/2019 às 10h54min

O encontro Trimestral da Undime, na quarta-feira (4/7), no teatro Banzeiros, em Porto Velho, reuniu representantes de 47, dos 52 municípios de Rondônia. Um número que impressionou a organização do evento. O secretário de Educação do Município, Márcio Félix, abriu as atividades destacando a importância da troca de experiências entre os municípios, para se construir estratégias educacionais de sucesso ou mesmo implementação de políticas públicas.

O titular da Semed relatou projetos e programas, com resultados positivos, da rede municipal de ensino e ainda melhorias que foram feitas na estrutura da secretaria para que houvesse qualidade no serviço prestado às mais de 45 mil crianças matriculadas nas escolas municipais da capital.

Segundo ele, Porto Velho teve um salto no Ideb, que estava estagnado há 10 anos, justamente pelas mudanças feitas. “Temos, hoje, projetos como o Circuito do Saber, Oficina de Metas da Rede, a ferramenta Avalia Porto Velho, que faz um diagnóstico do aprendizado dos alunos. Criamos a Divisão de Indicadores Educacionais, a Divisão de Acompanhamento e Monitoramento Pedagógico e a Divisão de Formação. Também temos o projeto Avança Ideb, movimentos de apoio pedagógico, como Formação em Metodologia de Observação de Sala de Aula, parceria com instituições de renome, como a Lemann e Mathema, sem contar com as dezenas de cursos de aperfeiçoamento que realizamos durante todo o ano”, destacou.

A Dirigente Municipal de Educação de Cujubim, Débora Lúcia, também participou da abertura das atividades e parabenizou pelo esforço dos municípios em se fazerem presentes. “Aqui é uma oportunidade de aprendizado mútuo. Tudo que discutimos e apresentamos nas reuniões trimestrais da Undime se transformam em melhoria na educação”, observou.

Marco Aurélio Marques, representante do Conselho Estadual de Educação, falou da importância de o setor de Educação estar em sintonia e sempre em movimento, atentos a todas as mudanças e novas perspectivas. “Precisamos unir esforços, precisamos discutir educação, colaborar com todo o processo de ensino aprendizagem e estar atentos a toda possibilidade de mudanças. Exemplo disto é o Fundeb, que arca com 63% da educação básica, o equivalente a 2,3% do PIB. Esse recurso assegura mais de 40 milhões de matrículas no país. Vêm mudanças por aí e precisamos estar atentos aos impactos das propostas e debatê-las”, disse ele.

O tema levantado pelo representante do CEE teve sequência com a palestra do presidente da Undime de São Paulo, Luiz Miguel. Ele falou sobre o ‘Financiamento da Educação, como Instrumento da Ampliação de Oportunidades de Aprendizagem e o Novo Fundeb’. Ele também parabenizou a quantidade de representantes dos municípios. “Rondônia é exemplo para São Paulo. Lá, não conseguimos reunir tantos municípios assim. Parabéns a todos vocês que ajudam a transformar o Estado”, frisou.

PROGRAMAÇÃO

No período da tarde houve a palestra ‘Segurança e Saúde no Trabalho na Escola’, com o auditor fiscal do trabalho, Juscelino Durgo, e ‘Lideranças e Competências Sócio Emocionais’, com o palestrante Janilson Clenio, do Instituto Crereser.

Segundo dia

No segundo dia do Encontro, nesta sexta-feira (5/7), às 9h o presidente Undime Nacional, Alessio Costa Lima, falou sobre o ‘Regime de Colaboração’. Na sequência, Márcia Sbrussi, especialista do Conviva falou sobre os planos municipais de Educação. Já as 10h30 houve mesa redonda sobre avaliação e monitoramento dos planos municipais de educação, com a participação de representantes da Undime, Arom, CEE, TCE, Seduc, MPE e FEE. O evento encerra com palestra sobre ‘Combate a Incêndio e Pânico’, com representante do Corpo de Bombeiros de Rondônia.



Deixe o seu comentário