Com o objetivo de unificar o currículo do ensino infantil, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) do município de Vilhena, através do setor pedagógico, realizou na última terça-feira (25), o Encontro de Educação Infantil para Unificação Curricular, na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB).
Segundo a coordenadora de ensino infantil da Semed, Luciana Leite, a unificação curricular proporciona uma linguagem e cria um planejamento para o professor possa se orientar. “Um dos objetivos é fazer com que os conteúdos sejam ministrados para o aluno de uma forma semelhante para todas as escolas, com respeito às diretrizes nacional. Estamos discutindo o quê pode ser abordado em sala de aula em cada bimestre”, disse
Com um público de 170 pessoas, a prefeita Rosani Donadon saudou os profissionais em educação infantil e destacou como a profissão faz a diferença na vida das crianças. “Sempre é uma alegria de estar no meio dos professores. Vejo o cuidado que tem com as crianças, e a diferença que fazem da vida deles”, mencionou a prefeita.
“O alvo a ser atingido são professores, supervisores, orientadores e auxiliares da rede municipal, tendo como prioridade os avanços na alfabetização. Temos que avançar nas séries iniciais, com formação e conferência para os profissionais”, explicou a secretária de educação, professora Raquel Donadon, que falou ainda que a primeira base é a família, depois vem à educação escolar.
Unificação
Os profissionais presentes foram divididos por série, entre pré I, pré II e creche. Em cada quiosque ficou um grupo, onde puderam trocar experiência. A intermediadora do encontro do pré I, Sueli Nicolau, mencionou que o encontro proporcionou a troca de experiência de política pedagógica, além da reestruturação dos eixos de ensino.
Já coordenadora pedagógica, Lysania Ferreira, apontou que a unificação cria um roteiro para o professor, porém, cada professor irá usar sua técnica. Leonira Ofrunã Rodrigues, a roda de reflexão, fez com que cada profissional pudesse falar o que estão trabalhando em sala de aula, motivando os demais a aderir ou complementar o que vem desenvolvo dentro da sala de aula.