Porto Velho/RO, 20 Março 2024 17:56:15
Diário da Amazônia

Seminário Latino-americano da Unir encerra no sábado

O Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Rondônia (Unir) realiza até o próximo dia 11, no Teatro..

A- A+

Publicado: 09/10/2014 às 12h31min

O Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Rondônia (Unir) realiza até o próximo dia 11, no Teatro Banzeiros, o II Seminário Latino-americano de Geografia, Gênero e Sexualidades.

A abertura do evento aconteceu ontem, às 18h, com a conferência “Narrativas de viagem, encontro colonial e alteridade: um olhar a partir da Geografia Feminista”, com Maria Dolors Garcia-Ramon, da Universidade Autónoma de Barcelona.
O objetivo do seminário é promover a discussão, entre pesquisadores de diferentes países e instituições, sobre a temática de gênero e sexualidades, visando uma sociedade mais justa e igualitária.

O evento abordará em especial as discussões de gênero e sexualidade no que se refere aos movimentos de gênero: espaço, raça, idade, classe social, saúde e trajetória da mulher.

A programação do seminário conta ainda com mesas- redondas, grupos de trabalho e trabalhos de campo, sendo esperados pesquisadores do Brasil, América Latina e Europa, além da participação de grupos de pesquisas que buscam aprofundar o conhecimento da produção científica que co-relaciona gênero e sexualidades com os conceitos que fundamentam a geografia.

Entre eles estarão os grupos de pesquisa em Geografia, Mulher e Relações Sociais de Gênero (Gepgenero), da Unir; a Rede Latino-Americana de Geografia, Gênero e Sexualidades, do Grupo de Estudos Territoriais (Gete) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG); e da União Geográfica Internacional (UGI).

Professores da rede pública e privada, pesquisadores, alunos de graduação e de pós- graduação e comunidade em geral estão convidados a participar do evento.

De acordo com informações da coordenação, todos os palestrantes são geógrafos e membros da UGI oriundos da Itália, Portugal, Espanha, Reino Unido, Alemanha, México, Argentina, Chile e Brasil.
“O evento será também uma excelente oportunidade para consolidar as parcerias entre grupos de pesquisa nacionais e internacionais”, disse a coordenadora do Mestrado em Geografia, professora doutora Maria Madalena de Aguiar Cavalcante.



Deixe o seu comentário