BUSCA O QUE ESTÁ PROCURANDO?

Onde deseja efetuar a busca?

Semusa encerra 9ª Conferência Municipal de Saúde

Durante três dias, conferencistas discutiram propostas para fortalecimento do SUS

Publicado: 13/04/2019 às 13h40

A Secretaria Municipal de Saúde de Porto Velho (Semusa) encerrou, nesta sexta-feira (12/4), as atividades da 9ª Conferência Municipal de Saúde. O início foi na quarta-feira (10/4). Durante três dias de programação, que inclui debates, palestras, mesas temáticas, a população, através de delegados que foram eleitos nas pré-conferências, teve participação significativa na apresentação de propostas. Foram eleitos 96 delegados para a conferência estadual.

Foto: Divulgação/Comdecom

A secretária de saúde do Município, Eliana Pasini, fez uma apresentação sobre o tema principal (Democracia e Saúde) e destacou a importância da realização das conferências. “As conferências são realizadas há mais de 70 anos, o objetivo é propor diretrizes para formulação das políticas públicas, nas esferas municipal, estadual e federal”.

O prefeito Hildon Chaves participou do encerramento. Ele falou da importância da participação popular, uma vez que, segundo ele, a responsabilidade é de todos, não apenas do executivo. “Estamos investindo 27% da arrecadação na saúde. Nossa gestão é participativa, onde servidores do quadro ocupam a maioria das vagas de gestores na Semusa. A gestão tem dado todo o espaço para o controle social nas deliberações”, salientou.

A promotora do Ministério Público Estadual, Emilia Oye, foi uma das convidadas, ela falou sobre ‘Saúde como direito’. ‘Consolidação dos princípios do SUS’ foi tema da palestra da docente da Unir, Kátia Fernanda Alves. Representando o Tribunal de Contas do Estado, Allan Cardoso de Albuquerque falou sobre ‘Financiamento adequado e suficiente para o SUS’.

No segundo dia de conferência, quinta-feira (11/4), os grupos se reuniram para elencar as propostas e, nesta sexta-feira, as propostas foram para apreciação de todos os conferencistas. Aprovadas, elas serão elencadas para representar Porto Velho na conferência estadual. Também foi feita eleição dos delegados.

“Encerramos hoje, com sentimento de dever cumprido. A conferência cumpriu o papel do conselho, que é dar voz à população, na formulação das políticas públicas de saúde,” definiu João Aramayo, presidente do Conselho Municipal de Saúde.

Por Comdecom

Deixe o seu comentário