Porto Velho/RO, 20 Março 2024 21:13:32
RONDÔNIA

Semusa intensifica vacinação contra o HPV e meningite nas escolas

Barão dos Solimões e Duque de Caxias tiveram melhor adesão até o momento

Por Semusa
A- A+

Publicado: 30/10/2018 às 10h44min

Com o objetivo de aumentar a cobertura vacinal contra o HPV entre os adolescentes, que ainda é baixa, a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) definiu a vacinação nas escolas estaduais e municipais que são pactuadas com o Programa Saúde na Escola. A ação será realizada até o final do ano letivo pela Coordenação de Imunização.

“Devido à resistência por parte dos pais em não aderir a campanha, muitos não assinam a autorização que enviamos para que o filho seja vacinado na escola”, explicou Elizeth Gomes, gerente de Imunização da Semusa.

Os técnicos da secretaria já visitaram os colégios Tiradentes, Branca de Neve, Nossa Senhora do Amparo, Juscelino Kubitschek, Barão dos Solimões e Duque de Caxias. Os dois últimos foram os que tiveram a melhor adesão dos pais e alunos à campanha, segundo afirmou a enfermeira Liduína Rebouças.

Faixa etária

A meta é vacinar este ano 95 % dos adolescentes, de um total de 4 mil. Contra o HPV deverão ser vacinadas meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos. A faixa etária da vacina contra a meningite C é de 11 a 14 anos.

Cartão

É necessário a apresentação do cartão de vacina do adolescente e a autorização assinada pelos pais ou responsáveis. A equipe de técnicos também está atualizando o cartão para outras vacinas, tanto do adolescente quanto dos professores.

A escola que desejar agendar a visita dos vacinadores da Semusa pode entrar em contato por meio dos telefones: 3901-3194/2963.

A vacina contra o HPV e meningite C, que faz parte do calendário de rotina, também está disponível em todas as unidades básicas de saúde da zona urbana e rural.



Deixe o seu comentário