Porto Velho/RO, 22 Março 2024 20:29:48
Diário da Amazônia

Senado debate a violência contra jornalistas

Debate vai ocorrer durante audiência pública interativa nesta segunda-feira (7).

Por Diário do Poder
A- A+

Publicado: 04/05/2018 às 17h22min | Atualizado 04/05/2018 às 17h35min

Foto: Divulgação

Na próxima segunda-feira (7), o Conselho de Comunicação Social (CCS) do Senado Federal discute a violência contra jornalistas brasileiros, o debate vai ocorrer durante audiência pública interativa, qualquer cidadão pode participar da audiência, por meio do Portal e-Cidadania ou pelo Alô Senado no 0800-612211.

De acordo com o Relatório 2017 de Violência contra Jornalistas e Liberdade de Imprensa no Brasil, da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), houve queda no número de agressões a jornalistas em 2017, em comparação a 2016. Entretanto, mesmo com a queda, no ano passado foram registrados 99 casos de agressões, entre eles, ameaças, violência física, ações judiciais, atentados e detenções arbitrárias. De acordo com o relatório, objetivo das agressões é o cerceamento da liberdade de imprensa.

Entre os convidados estão, a presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), Maria José; o presidente da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), Paulo Tonet; o coordenador de Comunicação e Informação da Representação da UNESCO no Brasil, Adauto Soares; a diretora de Redação do Correio Braziliense, Ana Dubeux; o presidente da Federação Nacional das Empresas de Rádio e Televisão (Fenaert), Gulíver Augusto Leão; o secretário Jurídico Adjunto da Federação Interestadual dos Trabalhadores em Empresas de Rádio, Televisão (FITERT), Josemar Pinheiro e o presidente da Associação Brasileira de Rádio e Televisão (Abratel), Márcio Novaes.

 

Entidades representativas de profissionais de comunicação estão preocupadas com as agressões que ocorreram nos últimos meses durante a cobertura de protestos políticos em diversas cidade brasileiras.

Agressões em manifestações

Em abril, durante a cobertura de manifestações pró-Lula, jornalistas foram agredidos. Em Brasília, um carro de reportagem do jornal Correio Braziliense foi depredado por manifestantes na frente da sede da CUT. Equipes da Reuters e do SBT foram ameaçados. “Vocês vão sair daqui para o bem de vocês”.

Na manhã de 6 de abril, em São Bernardo do Campo (SP), a jornalista da Band, Sônia Blota, e o repórter Nilton Fukuda, da Agência Estadão, foram agredidos por manifestantes pró-Lula com arremessos de ovos, na frente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC.

Em João Pessoa, o repórter Oscar Neto, da Band News FM Manaíra, foi agredido por quatro homens que além de baterem nele, quebraram seu gravador.



Deixe o seu comentário