Porto Velho/RO, 29 Março 2024 06:42:47
Diário da Amazônia

Senador defende mais recursos na educação

Em Cacoal, Acir se reuniu com estudantes e professores contrários à PEC e MP.

Por Assessoria
A- A+

Publicado: 26/10/2016 às 05h30min

Em Cacoal, senador Acir discutiu vários assuntos do momento com alunos e professores

Em Cacoal, senador Acir discutiu vários assuntos do momento com alunos e professores

O senador Acir Gurgacz (PDT-RO) defendeu mais investimentos na educação de Rondônia, em encontros com professores e estudantes do Ensino Médio, técnico e superior do Estado. Ontem, o senador se reuniu com estudantes do Instituto Federal de Rondônia (Ifro) de Cacoal, que se manifestavam contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 241), que promove cortes no orçamento da União e estipula um teto para os gastos públicos pelo período de 20 anos; e contra a Medida Provisória (MP 746), que promove a reforma no Ensino Médio.

A estudante Francimary Alline da Silva Henrique disse que o movimento dos estudantes é contra essas medidas porque conjuntamente representam o corte de recursos para a educação e um retrocesso para o processo de ensino/aprendizagem. “Entendemos que é necessário limitar os gastos do governo, mas esse corte não pode ser feito na educação e na saúde, que representam a qualidade de vida e o futuro da população. O corte tem que ser feito através de uma reforma fiscal e uma reforma política, cortando principalmente os gastos para a manutenção desse sistema político atrasado e que não nos representa mais”, frisou.

O senador Acir se manifestou solidário ao movimento dos estudantes e disse que tanto a PEC 241 quanto a MP 746 são, na essência, positivas para o País, mas podem ser aperfeiçoadas. “Eu entendo que precisamos realizar o ajuste fiscal e promover cortes nos gastos administrativos do Governo Federal, mas não podemos limitar por 20 anos investimentos em infraestrutura, educação, saúde e assistência social, como corremos o risco com a aprovação integral do texto original da PEC 241”, disse Acir.
O senador afirmou que também considera positivas as medidas que serão efetivadas com a aprovação da MP 746, que promove reforma no Ensino Médio. “A reforma é positiva ao trazer o ensino técnico para dentro do Ensino Médio, o que dará ao estudante a oportunidade de lidar, desde cedo, com uma profissão, e que também vai colocar o ensino a serviço do desenvolvimento econômico e social do País, além de aumentar a carga horária do Ensino Médio”, argumentou.

O senador Acir concorda com os estudantes que a MP 746 não define como será a formação dos professores para se adequar à nova realidade, com educação em tempo integral, e não diz de onde virão os recursos necessários para a melhoria da estrutura das escolas, com a instalação de laboratórios de informática e outras estruturas físicas necessárias para a educação de tempo integral. “Precisamos discutir esses aspectos, e também os limites de investimentos impostos na educação e na saúde pela PEC 241, para que possamos definir com mais precisão o futuro que queremos para o nosso País”, ressaltou.

Criação de nova universidade é discutida em Cacoal

No sábado, o senador se reuniu com professores do campus da Universidade Federal de Rondônia (Unir) favoráveis à criação de uma nova universidade federal no interior do Estado. Todos os documentos e inventários dos campi da Unir de Ji-Paraná, Cacoal e Presidente Médici, que poderão integrar essa nova universidade, já estão no Ministério da Educação (MEC). Acir se comprometeu em agendar uma nova reunião com o diretor da Secretaria de Ensino Superior do MEC, Paulo Barone, para tratar dos procedimentos de análise desses documentos e do estudo de viabilidade da nova universidade.

Participaram ainda da reunião, os professores Kécio Gonçalves Leite, João Gilberto e Ricardo de Sousa, do campus de Ji-Paraná, juntamente com as vereadoras Márcia Regina e Ida Fernandes, do mesmo município. Os professores e vereadoras integram o Comitê Pró Nova Universidade de Rondônia, que o senador Acir Gurgacz trabalha como interlocutor junto ao Ministério da Educação.

Ainda em Cacoal, o senador Acir Gurgacz se reuniu com a prefeita eleita, Glaucione Rodrigues; e com professores e empresários para discutir investimentos na educação e melhoria da estrutura física das escolas.



Deixe o seu comentário