Porto Velho/RO, 20 Março 2024 18:21:18
Diário da Amazônia

Senador destaca queda do desmatamento na CRA

Os dados do Ministério do Meio Ambiente, divulgados na quarta-feira, sobre a redução do desmatamento na Amazônia Legal, entre agosto de..

A- A+

Publicado: 28/11/2014 às 06h15min

Acir Gurgacz destacou na reunião da CRA queda de 18% do desmatamento na Amazônia  Divulgação/Diário da Amazônia

Acir Gurgacz destacou na reunião da CRA queda de 18% do desmatamento na Amazônia Divulgação/Diário da Amazônia

Os dados do Ministério do Meio Ambiente, divulgados na quarta-feira, sobre a redução do desmatamento na Amazônia Legal, entre agosto de 2013 e julho deste ano, em 18% em relação aos 12 meses anteriores, foram destacados ontem pelo senador Acir Gurgacz (PDT-RO), durante reunião da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA).

Para Gurgacz, não há mais necessidade de desmatar na floresta amazônica para o desenvolvimento das atividades produtivas. “Basta usarmos as áreas degradadas ou fazermos as conversões das áreas de pastagens para áreas de plantio de grão, uma vez que a pecuária tem se aperfeiçoado muito na região e não precisamos de grandes áreas para manter ou aumentar nossos rebanhos”, afirmou.

EMBRAPA

Também na reunião, os senadores Blairo Maggi (PR-MT) e Waldemir Moka (PMDB-MS) pediram prioridade para investimentos na Empresa Braseileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Eles alertaram que “sem reforço orçamentário, a Embrapa se distanciará do conhecimento tecnológico produzido por grupos estrangeiros, ampliando a dependência do agronegócio brasileiro de tecnologia gerada em outros países”.

Blairo Maggi lembrou que a Embrapa foi essencial para a modernização da agricultura brasileira, responsável, entre outras, por pesquisas que permitiram a ocupação produtiva dos solos da região central do País. “Mas isso é passado, não acontece mais. A Embrapa não acompanhou o ritmo das grandes empresas de pesquisa agrícola no mundo, principalmente as multinacionais, que têm bilhões de dólares à disposição para fazer, por exemplo, pesquisa de transgênicos, quer seja no aumento de produtividade, no aumento de resistência a pragas ou de teor de açúcar na cana”, exemplificou.

Os senadores consideram que, apesar dos crescentes volumes de produção, a agricultura brasileira enfrenta ameaça por não contar com tecnologias nacionais e depender de conhecimento detido por grupos estrangeiros. Como exemplo, Blairo Maggi citou as modernas máquinas utilizadas no cultivo de grãos, fabricadas por empresas estrangeiras e que permitiram ao País produzir duas safras por ano.

“Essa situação de dependência tecnológica não se dá apenas na mecanização agrícola, mas também com fertilizantes, sementes, pesticidas e outros insumos”, assinalou.

O senador Waldemir Moka ainda leu voto favorável ao projeto de lei do Senado que determina que os recursos da venda de produtos desenvolvidos em um centro de pesquisa da Embrapa e de royalties sobre tecnologias geradas na unidade sejam investidos na própria unidade. Mas por fatla de quórum para deliberação, a proposta não pôde ser votada e o presidente da CRA, senador Benedito de Lira (PP-AL), anunciou que a matéria e as demais proposições que estavam na pauta serão analisadas na próxima semana.



Deixe o seu comentário