Porto Velho/RO, 18 Março 2024 23:29:23
Diário da Amazônia

Senai e Prefeitura firmam parceria para reparos na iluminação

Em três dias foram recuperados 52 pontos de iluminação gerando em média a economia de 4.680 kWh ao mês.

Por Assessoria
A- A+

Publicado: 23/05/2019 às 09h22min

Uma parceria entre o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e a Prefeitura Municipal de Vilhena (PMV) resultou na recuperação de 52 pontos de iluminação pública da cidade em apenas 3 dias neste mês. O projeto poderá agora ser expandido para abarcar também a primeira instalação de lâmpadas de LED no município em breve.

Alunos aprendem na prática e colaboram com o município gerando economia para a Prefeitura. – Foto: Divulgação

Nesta primeira etapa da parceria foi feita a troca de relés quebrados que causavam o desperdício de energia pública. Em três dias foram recuperados 52 pontos de iluminação gerando em média a economia de 4.680 kWh ao mês.

Os relés fotoelétricos são peças instaladas nos postes que controlam automaticamente as lâmpadas para ligamento de noite ou desligamento de dia. Cada poste possui um relé e as lâmpadas utilizadas são do tipo vapor de sódio de 250 watts e 220 volts. Quando os relés queimam, a lâmpada permanece ligada de dia, gerando mais consumo do que deveria.

De acordo com o assessor administrativo da Semosp, Dayvit Faca, responsável pela manutenção da iluminação pública, Vilhena tem cerca de 1.100 pontos de lâmpadas que permanecem ligados durante todo o dia, consumindo em torno de 180 quilowatt/hora. “Estamos trabalhando diariamente para a troca destes relés, porém quando veio a oportunidade de trabalharmos juntos ao Senai, onde colocaríamos o conhecimento teórico dos alunos na prática, vimos que seria um belo projeto para colaborar com nosso trabalho”, pontuou.

O projeto ao todo contou com a participação de professores e dez alunos do Senai, além dos funcionários da Semosp. O tempo empregado na execução dos trabalhos nestes dias foi de aproximadamente 8h, incluindo a preparação, logística e execução.



Deixe o seu comentário