Porto Velho/RO, 11 Abril 2024 09:14:27
RONDÔNIA

SENAI-RO participa de programa do governo estadual para formação profissional de 6 mil rondonienses

Com a proposta de qualificar gratuitamente quem pretende ingressar no mercado de trabalho ou empreender, a fim de promover o fortalecimento..

A- A+

Publicado: 11/04/2024 às 09h13min

Com a proposta de qualificar gratuitamente quem pretende ingressar no mercado de trabalho ou empreender, a fim de promover o fortalecimento e autonomia dos indivíduos e famílias mais vulneráveis no Estado, o Programa Vencer, criado pelo governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado de Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas), conta com o apoio técnico e a experiência do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Rondônia (SENAI-RO), que será um dos executores.

A expectativa é qualificar profissionalmente 227 turmas totalizando seis mil alunos, por ano, com a realização de cursos nas áreas de alimentos e bebidas, automotiva, construção civil, energia, madeira e mobiliário, metalmecânica, refrigeração e climatização e vestuário. Será disponibilizado auxílio temporário, para cada beneficiário, no valor de R$ 200,00, por mês, durante um ano e, ao final do curso, será entregue um kit profissional para começar a trabalhar.

De acordo com o gerente de Educação Básica e Profissional do SESI-SENAI-IEL-RO, Jair Coelho, o objetivo é que essa parcela da população se capacite em alguma profissão, para que com isso possa ter empregos mais qualificados, tornarem-se empreendedores, ou trabalhar como autônomos. Mas que tudo, que isso propicie a geração de uma renda melhor. O programa é focado na população de baixa renda. As inscrições estão abertas no link Programa Vencer.

Coelho explicou que a idade mínima para se inscrever é de 16 anos. “Mas os interessados devem possuir cadastro no GOV.BR; estar inserido no Cadastro Único; possuir renda per capita familiar de até um salário mínimo. Podem participar até duas pessoas por família. (Renda per capita familiar é a soma de todos os salários e rendimentos divididos pelo número de moradores da casa).

O gerente de Educação lembrou que “temos oito unidades fixas distribuídas pelos municípios, temos os equipamentos portáteis e as escolas móveis, tudo isso será empregado como recurso. No entanto, dada a envergadura do projeto, tivemos de lançar mão de parceiros e então convidamos o DR do Amazonas e o DR do Pará para engrossar nossas fileiras na realização desta iniciativa. Eles trarão suas unidades móveis, inclusive o Barco Escola do Amazonas. Então, os recursos educacionais e tecnológicos, os laboratórios de aulas práticas e oficinas destes regionais estarão disponibilizados para o projeto”, disse.

Ainda conforme o gerente, o programa tem um ano de prazo para ser executado. “O movimento já começou, o governo vem empreendendo bastante energia em divulgação nos diferentes canais existentes, e o SENAI-RO, executará os programas de capacitação que começam dia 22 de abril, com 13 turmas. As aulas serão ministradas nas unidades do SENAI e onde não houver escolas físicas, nas instituições de ensino das localidades onde os cursos acontecerão”, afirmou Coelho.

Para o diretor regional do SENAI-RO, Alex Santiago, “o Programa Vencer, no meu ponto de vista, é uma das maiores ações governamentais em Rondônia em prol da população no sentido de qualificá-la profissionalmente. O Vencer está cercado de um conjunto de ações para propiciar ao participante transformar sua profissão podendo ir para o mercado de trabalho mais preparado e para acessar as melhores oportunidades. O SENAI Brasil afora sempre teve um viés favorável a estabelecer parcerias, tendo como meta oportunizar melhores chances para os egressos”, declarou.



Deixe o seu comentário