porto velho - ro, 19 Março 2019 00:20:19

Carlos Sperança

coluna

Publicado: 27/12/2018 às 08h43min

A- A+

Será mais um mistério inscrito no vasto rol da saga amazônica

Mais um mistério A Amazônia, praticamente um planeta à parte embutido na parte mais maravilhosa da Terra, é território de riquezas e..

Mais um mistério

A Amazônia, praticamente um planeta à parte embutido na parte mais maravilhosa da Terra, é território de riquezas e oportunidades na mesma medida em que também protagoniza mistérios, lendas e tragédias.

No inicio dezembro, o avião Embraer Minuano PT-RDZ desapareceu entre a aldeia Mataware, no Parque do Tumucumaque, no Pará, e Laranjal do Jari, no Sul do Amapá. Seu experiente piloto, Jeziel Barbosa Moura, transportava sete pessoas da família indígena de um professor.

A FAB esquadrinhou a área por duas semanas, seguindo padrões internacionais de busca, mas decidiu suspender a procura pela aeronave esclarecendo que a área é de difícil acesso de mata fechada. Em solidariedade, povos de quatro etnias continuam fazendo buscas por terra, segundo anúncio da Articulação dos Povos e Organizações Indígenas.

Frustradas as buscas aéreas, surgiu o primeiro mistério: a Funai considerou o voo como clandestino, porque a viagem não teria sido comunicada. A família do piloto de imediato reagiu em sua defesa, apresentando documentação.

Se o esperado milagre acontecer e com ele o piloto e a família indígena reaparecerem, logo as controvérsias desaparecerão. Do contrário, será mais um mistério inscrito no vasto rol da saga amazônica.  

………………………………..

Republica dos Coronéis

O governo militar do coronel Marcos Rocha (PSL) emerge dia 1º de janeiro com sete militares no primeiro escalão, além de outros menos graduados. Esta formada, portanto, a “Republica dos Coronéis”, em Rondônia, e vamos ver se isto vai funcionar. Pelo menos na segurança pública a expectativa é que as coisas endureçam nestas bandas tomadas pelo crime organizado.

Primeiras falhas

Já se constatou que a nova gestão, que toma posse dia 1º de janeiro é falha no campo da articulação política e com os meios de comunicação. Nos cargos que o coronel Marcos Rocha ocupou até agora (exceto na direção do Colégio Tiradentes) ele foi apenas regular. Foi demitido da secretaria de Educação da capital, e como secretário de estado não foi muito longe.

Saída ao Pacífico

Sonho de Rondônia, desde os idos de Miguel de Souza e Luiz Tourinho e da classe empresarial do estado, a saída do Brasil para o Pacifico ficou mais longe de Rondônia e mais perto do Paraná. O presidente Michel Temer assinou com o presidente do Paraguai Abdo Benitez ordem de serviço para a construção da ponte ligando Porto Murtinho (MS) a Carmelo Peralta no Paraguai dando acesso a rodovia Transoceânica.

Frentão em campo

Os partidos alinhados ao “Frentão” querem o ex-presidente da Assembleia Legislativa Neodi Carlos (DC) disputando a prefeitura de Machadinho do Oeste e o ex-deputado federal Carlos Magno (PP) na peleja do Paço Municipal de Ouro Preto do Oeste. A coalizão também terá candidatos ás prefeituras de Porto Velho, Ariquemes, Ji-Paraná, Cacoal e Vilhena.

Pela metade

Como onça na Amazônia, o presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL), genérico brasileiro do irracional americano Donald Trump, esta demarcando território contra a esquerda na America Latina. No entanto, se proibiu as representações da Venezuela, Cuba e Nicarágua de comparecer a sua posse, se fez de gato morto com a Bolívia e com o novo governo do México.

 

Via Direta

*** Com a soja bombando e o pescado se tornando mais uma grande opção econômica de Rondônia, abre-se agora o ciclo do algodão *** O cultivo começa pelo Cone Sul do estado, espalhando-se por outras regiões, como ocorreu durante a década no Mato Grosso *** Barrados no baile no Rio Madeira, um grupo de garimpeiros de Porto Velho está se deslocando para a Venezuela *** Lá a coisa esta bagunçada e não tem vigilância *** A criação do Instituto de Terras é um alento para os colonos esquecidos pela regularização fundiária em Rondônia.

 


Escreva um comentário

Arquivos de colunas