Porto Velho/RO, 19 Março 2024 06:35:18
Diário da Amazônia

Serviços de manutenção da UHE Santo Antônio geram empregos

No período de estiagem os trabalhos para aumentar a produção de energia da Hidrelétrica de Santo Antônio são reforçados. Isso..

Por Larina Rosa Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 17/07/2019 às 14h29min

No período de estiagem os trabalhos para aumentar a produção de energia da Hidrelétrica de Santo Antônio são reforçados. Isso acontece devido a baixa vazão do rio Madeira em consequência da  falta de chuva por períodos prolongados ocasionados pelo mês de junho. Nesse período acontece os trabalhos de manutenção preventiva e corretiva nas Unidades Geradoras da Usina.
Revisões de turbinas, geradores e comportas, sistema de lubrificação, resfriamento, frenagem, regulação de velocidades das turbinas e aferição das instrumentações são os serviços que prolongam a vida útil dos equipamentos e garantem que operem no período de alta vazão, de dezembro a maio, quando são registrados os altos índices de geração de energia,  período que o rio Madeira retoma seu nível normal.
Para garantir a disponibilidade das unidades geradoras no período de vazão o planejamento das atividades de manutenção deste ano começou em novembro de 2018. Segundo o Gerente de Manutenção da Hidrelétrica de Santo Antônio, Mário Eurípedes, “Esta  antecipação é importante para que possamos alinhar a execução dos trabalhos junto às empresas parceiras e obter um melhor desempenho na realização das atividades”, explicou.
A realização dos serviços de manutenção impulsionam a geração de empregos locais, neste período a Hidrelétrica Santo Antônio conta com oito empresas terceirizadas que juntas empregam mais de 300 profissionais temporários. As atividades de manutenção garantem o bom funcionamento das máquinas e asseguram os requisitos de qualidade no fornecimento de energia.
A Hidrelétrica Santo Antônio é a terceira maior geradora hídrica de energia do Brasil (dados do ONS de 2017) e uma das 20 maiores hidrelétricas do mundo. A principal característica da Hidrelétrica Santo Antônio é o aproveitamento da alta vazão do rio Madeira para gerar energia com reservatório reduzido e pequena queda d´água. Este modelo de operação da usina, denominado fio d’água – que não faz estoque de água – permite que seu reservatório ocupe apenas 421,56 km2, área pouco superior àquela alagada nos períodos de cheia do rio Madeira e da qual 142 km2 correspondem à calha natural do rio.


Deixe o seu comentário