Porto Velho/RO, 19 Março 2024 12:01:43
Diário da Amazônia

Servidores participam de encontro sobre prevenção de suicídio

O objetivo do evento é envolver os servidores como atores do projeto, com palestras e dinâmicas capazes de auxiliar na solução dos problemas

A- A+

Publicado: 24/09/2019 às 15h03min | Atualizado 24/09/2019 às 15h19min

Afrontado com os números do Ministério da Saúde (MS) que apontam a ocorrência de 32 suicídio por dia no País, o Governo de Rondônia e suas instituições, estão antecipando uma série de medidas e providências para enfrentar a situação, conforme explicou Solange Batista, ouvidora da Secretaria de Desenvolvimento Ambiental (Sedam), nesta terça-feira (24) em Porto Velho, durante a abertura Movimento Setembro Amarelo da Sedam.

Para um auditório lotado na Escola de Governo, o titular da Secretaria, Elias Rezende, disse na abertura dos trabalhos que o suicídio é um fenômeno multifacetado que afeta a todos e que por isso exige toda atenção. “É preciso ficar atento aos sinais que antecedem qualquer evento”, afirmou o secretário destacando a importância de falar sobre o tema em todos os lugares, em casa, na rua, no trabalho, onde as ocorrências podem interferir no desenvolvimento das atividades, no relacionamento interpessoal que, por consequência, podem gerar conflitos internos com prejuízos de toda ordem.

A ouvidora da Sedam fez ver que neste primeiro momento as atividades do Movimento são dirigidas em especial aos servidores da própria Secretaria em Porto Velho e a outros que se interessarem pelo assunto, estendendo na segunda fase a todo Estado, com o objetivo de alcançar a todos com orientações dirigidas, palestras e dinâmicas essenciais de valorização da pessoa e da vida, com previsão de possibilitar também atendimento psicológico no próprio local de trabalho.

Ela explicou, neste ponto, que com a colaboração dos parceiros da Sedam neste projeto será possível atingir com plenitude seu objetivo. Da parceria com as faculdades de Porto Velho estão previstos os atendimentos psicológicos aos servidores e uma série de outras atividades com profissionais da área, com palestras e dinâmicas motivadoras, capazes de auxiliar e redirecionar posturas, conscientizando do problema e como tratá-lo.

A palestra do coronel Sílvio Luiz Rodrigues, superintendente de Gestão de Pessoas (Segep) do Governo de Rondônia, com o tema “A Montanha Russa”, deu uma sacudida no auditório. Ele contou e demonstrou com documentos (fotos) sua própria história de vida, que rica de muitos elementos para torná-la triste e sem motivação, foi base para uma história feliz e de sucesso, que estimula e serve de exemplo para tantos. Sua história de superação e amor à família e à vida recebeu todos os aplausos.

Fonte: Secom – Governo de Rondônia



Deixe o seu comentário