Porto Velho/RO, 24 Março 2024 07:11:15
SAÚDE

Sesau prevê entrega de parte de leitos do Hospital de Campanha na terça, 9

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) prevê a entrega de alguns leitos no próximo dia 9 de junho após a reforma no Hospital de..

A- A+

Publicado: 03/06/2020 às 16h47min | Atualizado 03/06/2020 às 19h51min

Sesau prevê entrega de parte de leitos do Hospital de Campanha para próxima terça-feira, 9. — Foto: Jheniffer Núbia/G1

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) prevê a entrega de alguns leitos no próximo dia 9 de junho após a reforma no Hospital de Campanha Regina Pacis, em Porto Velho. O objetivo é atender mais pacientes diagnosticados com o novo coronavírus. Atualmente, 100% das Unidades de Terapia Intensiva (UTI) da capital estão ocupadas.

Em entrevista coletiva nesta quarta-feira (3), o chefe pasta, Fernando Máximo, explicou que o prazo inicial para a entrega do unidade já havia sido adiado por falta de equipamentos.

“Provavelmente para a próxima terça-feira a gente tenha alguns leitos prontos lá [Hospital Regina Pacis] já. Tenho esperança. Gradativamente, a gente vai caminhando com o que a gente consegue”, disse.

Segundo Máximo, a vantagem na aquisição do hospital é de que a unidade já tinha leitos prontos para receber pacientes confirmados com o novo coronavírus. Há 30 leitos montados com todos os equipamentos nas enfermarias.

“Tem 10 UTI’s montadas com ventiladores, bombas de infusão, monitores multiparamétricos e rede de gases. O hospital está expandindo. Uma ala nova está sendo feita em cima e vai chegar em 80 leitos”, revelou o secretário.

As demais alas, que passam pela reforma, também serão adaptadas com leitos. “Improvisa-se em salas de cirurgias, rede de gases, com oxigênio tudo direitinho e podemos chegar a 140 leitos. Mas com essa extensão, de acordo com o contrato, não foram entregues os leitos. O estado se compromete em equipá-las”, ressaltou Máximo.

Dificuldade para montar UTI’s

Fernando Máximo disse compreender que o número de pessoas infectadas pela doença tem aumentado em Rondônia, mas que o número de aparelhos no estado não supre essa necessidade. Ele ainda destaca que o problema não tem sido a falta de recurso para a aquisição dos equipamentos.

“São aparelho que não são fáceis de se comprar e de se encontrar no mercado. Os maiores empresários de Porto Velho, lá no início da pandemia, queriam comprar os ventiladores, mas não conseguiram, pois é difícil”.

O secretário informou que 30 ventiladores foram comprados pelo estado em março, mas que até o momento não chegaram.

Coronavírus em Rondônia

O número de casos confirmados de Covid-19 chegou a 5.477 na última terça-feira (2). Ao todo, o estado tem 172 óbitos confirmados decorrentes da doença.

Porto Velho segue em situação crítica, liderando o número de casos. Por causa da quantidade de pacientes infectados, o estado anunciou que as UTI’s estão 100% lotadas.

Fonte: G1RO



Deixe o seu comentário