BUSCA O QUE ESTÁ PROCURANDO?

Onde deseja efetuar a busca?

Sesi em Rondônia vai adotar nova metodologia para EJA

A adoção de um currículo inovador, flexível e com aulas semipresenciais, em que se proporciona mais autonomia aos estudantes e reduz-se..

Publicado: 16/05/2019 às 15h38
Atualizado: 16/05/2019 às 15h39

A adoção de um currículo inovador, flexível e com aulas semipresenciais, em que se proporciona mais autonomia aos estudantes e reduz-se o tempo de formação. É a proposta da Nova EJA (Educação de Jovens e Adultos), elaborada pelo Serviço Social da Indústria (Sesi), vai otimizar grade horária com base em conhecimentos prévios, tornar o currículo mais conectado à realidade profissional dos alunos e contribuir para reduzir sensivelmente a evasão escolar, que chega a percentuais inaceitáveis na rede pública.

O objetivo é promover oportunidade de retomada dos estudos para milhões de brasileiros, é a oferta da EJA nas escolas Sesi-Senai para a Indústria em todos os municípios do estado, a exemplo de Ariquemes; Cacoal; Ji-Paraná; Pimenta Bueno; Porto Velho e Vilhena. Para as Indústrias contribuintes, o curso EJA é gratuito, e será disponibilizado para o “ensino médio”, oportunidade para qualificar funcionários gratuitamente. O EJA pode acontecer, nas escolas Sesi-Senai ou nas dependências das indústrias que aderirem ao programa.

“A metodologia vem ao encontro de uma demanda emergente da indústria de elevação da escolaridade”, afirma o coordenador de Educação do Sesi-Senai e IEL-RO, Jair Santiago Coelho. “A missão educacional do Sesi tem como foco a Educação do trabalhador e seus dependentes. No que se refere a educação do trabalhador da indústria, o desafio a que o Sesi se propõe é o da elevação do nível da sua escolaridade, através da modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA) ”, explica.

Aprovado pelo Conselho Nacional de Educação, o método apresenta inovações como a identificação, validação e certificação das competências e habilidades desenvolvidas nas experiências de vida e trabalho dos alunos. O currículo da Nova EJA prevê 20% de aulas presenciais e 80% a distância e é voltado, principalmente, para os trabalhadores da indústria e seus dependentes. O projeto, realizado com o acompanhamento do Ministério da Educação (MEC).

A mudança na metodologia da EJA é considerada a mais inovadora desde que o programa de Educação para Jovens e Adultos foi criado, na década de 1940. A Nova EJA conta, inclusive, com reconhecimento internacional da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Por Assessoria

Deixe o seu comentário