Porto Velho/RO, 20 Março 2024 08:08:28
Diário da Amazônia

Setur firma termo de cooperação com Seduc e 17ª Brigada de Selva

Durante solenidade em comemoração ao Dia do Guerreiro de Selva, em homenagem ao nascimento do Coronel de Artilharia Jorge Teixeira de..

Por Assessoria
A- A+

Publicado: 07/06/2019 às 09h08min | Atualizado 07/06/2019 às 09h15min

Durante solenidade em comemoração ao Dia do Guerreiro de Selva, em homenagem ao nascimento do Coronel de Artilharia Jorge Teixeira de Oliveira, mais conhecido como Teixeirão (1921/1987), último governador do Território Federal de Rondônia e 1º governador do Estado de Rondônia, que aconteceu na última quarta feira 05, durante a reabertura do Memorial Jorge Teixeira em Porto Velho, o governo do estado de Rondônia através da Superintendência Estadual de Turismo – Setur, celebrou Termo de Cooperação Técnica com a 17ª Brigada de Infantaria de Selva e Secretaria Estadual da Educação – Seduc cujo objetivo é promover palestras sobre cidadania, hora cívica, visita ao Memorial Rondon e Memorial Jorge Teixeira, apresentação da Banda de Música nas escolas públicas de Porto Velho.

Assinaram o Termo, o General comandante da 17ª Brigada de Infantaria de Selva José Eduardo Leal de Oliveira, Secretário da Seduc Suamy Vivecananda Lacerda e o Superintendente da Setur Gilvan Pereira Júnior.

Pela parceria, tanto a 17ª Brigada como a Seduc disponibilizam cada, dois ônibus para o transporte dos estudantes aos Memoriais, para que conheçam os pontos históricos culturais da cidade e divulguem os pontos turísticos da capital como fonte de conhecimento de parte da história de Rondônia.

Ação no Colégio Major Guapindaia

Tão logo terminou a solenidade no Memorial Jorge Teixeira o Superintendente da Setur, Secretário da Seduc e o representante da 17ª Brigada, major Paixão, se deslocaram até o colégio Major Guapindaia onde a Banda de Música da Brigada fez a primeira apresentação relativa ao Programa.

Na oportunidade, o superintende da Setur Gilvan Pereira Júnior proferiu palestra sobre o Programa “Turismo Educativo”. A promoção do turismo partindo dos alunos, principalmente do Nível Médio, segundo o superintendente da Setur, é valioso instrumento para a criação do sentimento de pertencimento. “Temos que conhecer a nossa história, a nossa cultura, as nossas belezas naturais e patrimônios”.

Em sua fala o major Paixão afirmou: “A presença do Exército nas escolas deve resgatar o civismo e fazer a logística aos monumentos que remetem à história, além de reforçar o patriotismo no meio estudantil”.

Já o secretário da Seduc afirmou, “Estamos muito felizes com essa parceria que só trará mais organização das horas cívicas, uma proposta que parte da gestão do governador Marcos Rocha, que é transformar Rondônia em um estado ordeiro com cidadãos conscientes, que valorizam a terra em que vivem”, disse o secretário da Seduc, Suamy Vivecananda Lacerda.

 



Deixe o seu comentário