Porto Velho/RO, 30 Março 2024 07:51:09
Diário da Amazônia

Seu patrão está pagando o INSS direito? Confira

De acordo com dados da Receita Federal, mais de 90 mil empresas não pagaram ou cometeram algum tipo de irregularidade no recolhimento da..

A- A+

Publicado: 29/08/2018 às 09h47min

De acordo com dados da Receita Federal, mais de 90 mil empresas não pagaram ou cometeram algum tipo de irregularidade no recolhimento da contribuição da previdência entre 2015 e 2017. Se a empresa não estiver em dia com o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), o trabalhador pode ter dor de cabeça na hora de se aposentar. Veja aqui como saber se as contas com a previdência estão em dia.

O contribuinte tem dois caminhos para conferir se o patrão está pagando de forma correta a previdência para o INSS. O primeiro é seguir até uma agência e o segundo é via internet.

Em uma agência do INSS, o trabalhador deve levar sua carteira de trabalho e holerites. Na agência, os funcionários conseguem saber se o valor é recolhido mensalmente da forma correta.

Quem optar pelo serviço online deve entrar no site www.meuinss.gov.br. Essa plataforma também possibilita a conferência de dados cadastrais do trabalhador, como nome, nome da mãe e vínculos trabalhistas atuais e anteriores.

Ao entrar no site, o primeiro passo é preencher o cadastro. É preciso informar o número do CPF, nome completo, nome da mãe. Também é possível colocar e-mail e telefone. Na sequência, deve clicar em “Extrato Previdenciário (Cnis)”. Nesse item é possível checar os vínculos empregatícios, remunerações e contribuições feitas à Previdência.

Especialistas em Previdência orientam que os trabalhadores verifiquem periodicamente nos meios possíveis se os recolhimentos são feitos e se a situação está correta junto ao INSS.

E se descobrir que o patrão não está pagando? O que fazer? É preciso provar ao INSS o período trabalhado e os salários recebidos. Para isso, é preciso ter em mãos documentos que comprovem esse vínculo empregatício. Uma dica para quem recebe salário em conta é reunir os extratos bancários. O trabalhador pode procurar a Justiça e o empregador pode ser penalizado criminalmente.

 



Deixe o seu comentário