BUSCA O QUE ESTÁ PROCURANDO?

Onde deseja efetuar a busca?

Show pelo centenário do samba, no Mercado

Porto Velho foi uma das três capitais escolhidas pelos Correios para o lançamento do Selo.

Publicado: 01/07/2017 às 05h30
Atualizado: 30/06/2017 às 18h11

A Empresa de Correios e Telégrafos – ECT, apresenta na tarde de hoje, dia 1º de julho, em solenidade marcada para as 16h30 no Calçadão Manelão, em frente ao Mercado Cultural em Porto Velho, o Selo Comemorativo ao Centenário do Samba.

Porto Velho foi uma das três capitais escolhidas pelos Correios para o lançamento do Selo, as outras são Rio de Janeiro e Cuiabá. De acordo com programação distribuída pelos coordenadores do Projeto Samba Autoral, três personalidades que trabalham o ritmo genuinamente brasileiro em Rondônia representarão os demais sambistas. Waldemir Pinheiro da Silva – Bainha considerado o Zé Pereira do carnaval de Porto Velho; Antônio Chagas Campos – Cabeleira representando as escolas de samba e a Pastora do Asfaltão Sílvia Pinheiro representando o Samba Autoral e a mulher sambista e compositora.

Logo após o lançamento do Selo, que contará com a diretoria dos Correios em Rondônia, representante do prefeito e outras autoridades convidadas, começa o show dos sambistas locais.

Samba em Porto Velho

O samba chega a Porto Velho na década de 1940 quando Getúlio Vargas cria o Território Federal do Guaporé, cujo primeiro governador foi Aluízio Pinheiro Ferreira. Para compor a administração da nova unidade da União vieram funcionários públicos do Distrito Federal, que à época era no Rio de Janeiro e como Aluízio Ferreira era paraense também trouxe funcionários federais que trabalhavam em Belém. Já no ano de 1946 o baiano Eliezer dos Santos o Bola Sete cria a escola de samba ‘Deixa Falar’ e no início da década de 1950 o músico João Henrique – Manga Rosa lança o primeiro samba composto por um porto-velhense “Triângulo” que até hoje é cantado nas rodas de samba da capital de Rondônia.

Vale salientar que até meados da década de 1980 o carnaval de escola de samba de Porto Velho era considerado o melhor da região, basta lembrar que tivemos várias escolas de samba, Diplomatas criada em 1958, Pobres do Caiari em 1964 e os blocos de empolgação e originalidade que depois se transformaram em escola de samba; Unidos da Castanheira, Asfaltão, Seca Boteco, Império do Samba, Improvisados do Armário Grande, Unidos do Mato Grosso, Pedrinha de Brilhante, Unidos da Rádio Farol, Mocidade do Caiari entre outras.

O primeiro samba de enredo foi apresentado no carnaval de 1970 “Sinhá Moça e a Abolição” uma composição de Sílvio Santos para a escola Pobres do Caiari.

Compositores como Bainha, Neguinho Menezes, Carlinhos Maracanã, Aluízio Bentes, Babá, Oscar Knightz, Zé Baixinho e hoje a ala de compositores da escola Asfaltão que conta entre outros como Mávilo Melo, Waldison Pinheiro, Toninho Tavernard e as Pastoras.

Samba Autoral

Logo após o lançamento do Selo e do Carimbo em homenagem ao centenário do samba o Projeto Samba Autoral começa a ser apresentado, seguido do show das escolas de samba de Porto Velho.

A programação começa às 16h30.

Por Sílvio Santos Diário da Amazônia

Deixe o seu comentário